O terminal deverá funcionar 24 horas por dia / Divulgação
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O cronograma fixado inicialmente pela Autoridade Portuária de Santos (APS) prevê que o investimento privado no STS08 começa já 2025, com demolição de antigas estruturas, cercamento da área com 152.324 metros quadrados e implantação de novos sistemas de segurança e de combate a incêndios. Essa fase de modernização e ampliação da infraestrutura seguirá até 2027 e também compreende a instalação de novos tanques de armazenamento com capacidade estática total de 119.706 metros cúbicos, que se somarão aos atuais, com capacidade para 23.199 metros cúbicos, totalizando 142.959 metros cúbicos.
O pacote de obras inclui ainda a instalação de novas linhas de dutos, inclusive o novo acesso aos berços auxiliares, AL03 e AL04. Quatro novas praças de bombas também serão construídas, bem como duas estações de descarga para caminhões e duas estações para carregamento desses veículos pesados de transporte rodoviário.
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O terminal deverá funcionar 24 horas por dia, mas o sistema de expedição rodoviária só vai operar durante 16 horas.
E o esboço apresentado ontem pela APS durante a audiência pública também projeta que o futuro arrendatário terá de investir em “área comum do porto organizado”. Isso significa a construção de um novo gate com guarita, a instalação de um sistema de combate a incêndios, de um estacionamento e de uma nova subestação de energia.
O documento elaborado pelos técnicos da APS prevê que a operação efetiva do futuro terminal começará em 2028: “uma vez concretizada a saída da Petrobras para o novo píer, início da operação portuária do terminal STS08 com capacidade estática total de 142.959m³ para derivados de petróleo e etanol”.
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