Cotidiano

Obras no sistema viário começam no dia 13

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, ontem, durante inauguração da ampliação do Terminal Açucareiro da Copersucar (TAC)

Publicado em 06/06/2013 às 09:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, veio mais uma vez a Santos nesta semana para participar da inauguração da ampliação do Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos. Durante o evento, Alckmin anunciou que no próximo dia 13, quinta-feira, três obras para melhorar o sistema viário da Região serão iniciadas: a duplicação da Ponte dos Barreiros, a construção dos viadutos em São Vicente e a reforma da Ponte Pênsil.

Alckmin também afirmou que uma ação de inconstitucionalidade já foi assinada caso o decreto da Prefeitura de Cubatão, impedindo o funcionamento de 24 horas de pátios de caminhões, entre em vigor novamente. “Nós já preparamos a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), eu até já assinei e está na mão da Procuradoria Geral do Estado. Se isso for feito, imediatamente nós vamos entrar com a ADIN porque não é possível fazer isso”, explica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Alckmin acredita que única forma para resolver os problemas dos gargalos está nas ferrovias (Foto: Luiz Torres/DL)

Continua depois da publicidade

Além de falar sobre as obras que irão iniciar na próxima semana e a logística de caminhões na Região, o governador garantiu que a única solução para acabar com os gargalos nas rodovias vem pelas ferrovias.

“Só tem como vir de trem, não tem outra alternativa. Hoje, o grande gargalo é que há necessidade de duplicar a bitola larga entre Mairinque e Santos, que é ALL. É preciso duplicar a ferrovia. E o problema é com uma tribo indígena lá em Mairinque. Se a gente conseguir rapidamente fazer Mairinque-Santos, vai haver um salto espetacular em termos de logística para o Porto, que deve chegar a 110 milhões de toneladas por ano”, afirmou.

Já em relação à entrada de Santos, Alckmin explicou que ações já estão sendo tomadas para resolver a questão e outros problemas que atingem toda a Região, como a busca por áreas para instalação de pátio de caminhões.

“O Porto que está melhorando. Estamos otimistas com relação à entrada de Santos. Teremos uma reunião esta semana muito importante. Também a questão da Perimetral do Guarujá, a Dersa também já está em reunião para agilizar os projetos. As obras na Cônego e no viaduto de Cubatão também estão indo bem. A Dersa está trabalhando junto com a Codesp no sentido de tentar localizar mais áreas para pátios que tenham localização em áreas estratégicas”, comenta.

Copersucar dobra capacidade de embarque

Ontem, a Copersucar inaugurou a ampliação do TAC, no Porto de Santos, na presença de autoridades federais, estaduais e locais, funcionários e clientes da empresa. Com a expansão, o terminal dobrará a capacidade de embarque de açúcar do terminal para 10 milhões de toneladas ao ano, a partir da safra 2013/2014.

“A expansão do TAC é estratégica para a Copersucar, por permitir o crescimento dos volumes de exportação da Companhia, contribuir para a sua liderança como maior comercializadora mundial de açúcar e de etanol e fortalecer a participação do setor sucroenergético na economia brasileira”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

Para o governador Alckmin, a expansão é importante para o crescimento do Porto de Santos e fortalecimento do setor no País. “Hoje é um dia histórico. A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI pela Baixada Santista e agora, no século XXI, nós temos aqui um dos grandes investimentos do País no terminal açucareiro da Copersucar, que é líder mundial do setor”, afirma.

A Copersucar lançou ontem a ampliação do TAC na presença do governador Alckmin e do prefeito de Santos (Foto: Luiz Torres/DL)

Continua depois da publicidade

A obra integra o plano de investimentos de R$ 2 bilhões em infraestrutura logística pela Copersucar, até 2015. Desde o início das operações no Porto de Santos, em 1998, a empresa já investiu cerca de R$ 400 milhões no TAC.

A estimativa da Copersucar é que já na atual safra — que começou em abril —, sejam embarcadas 7,5 milhões de toneladas de açúcar. Na última safra (2012/2013), o Terminal registrou o seu recorde histórico, com 5,3 milhões de toneladas embarcadas.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente na inauguração, não só agradeceu e parabenizou a empresa pela expansão, como explicou que o investimento representa o crescimento e avanço da Região. “60% do ISS do município vem da atividade portuária. E com o apoio do Governo do Estado, a cidade está se preparando. Obras estão saindo do papel”, afirma.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software