Cotidiano

Obras no sistema viário começam no dia 13

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, ontem, durante inauguração da ampliação do Terminal Açucareiro da Copersucar (TAC)

Publicado em 06/06/2013 às 09:51

Compartilhe:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, veio mais uma vez a Santos nesta semana para participar da inauguração da ampliação do Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos. Durante o evento, Alckmin anunciou que no próximo dia 13, quinta-feira, três obras para melhorar o sistema viário da Região serão iniciadas: a duplicação da Ponte dos Barreiros, a construção dos viadutos em São Vicente e a reforma da Ponte Pênsil.

Alckmin também afirmou que uma ação de inconstitucionalidade já foi assinada caso o decreto da Prefeitura de Cubatão, impedindo o funcionamento de 24 horas de pátios de caminhões, entre em vigor novamente. “Nós já preparamos a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), eu até já assinei e está na mão da Procuradoria Geral do Estado. Se isso for feito, imediatamente nós vamos entrar com a ADIN porque não é possível fazer isso”, explica.

Alckmin acredita que única forma para resolver os problemas dos gargalos está nas ferrovias (Foto: Luiz Torres/DL)

Além de falar sobre as obras que irão iniciar na próxima semana e a logística de caminhões na Região, o governador garantiu que a única solução para acabar com os gargalos nas rodovias vem pelas ferrovias.

“Só tem como vir de trem, não tem outra alternativa. Hoje, o grande gargalo é que há necessidade de duplicar a bitola larga entre Mairinque e Santos, que é ALL. É preciso duplicar a ferrovia. E o problema é com uma tribo indígena lá em Mairinque. Se a gente conseguir rapidamente fazer Mairinque-Santos, vai haver um salto espetacular em termos de logística para o Porto, que deve chegar a 110 milhões de toneladas por ano”, afirmou.

Já em relação à entrada de Santos, Alckmin explicou que ações já estão sendo tomadas para resolver a questão e outros problemas que atingem toda a Região, como a busca por áreas para instalação de pátio de caminhões.

“O Porto que está melhorando. Estamos otimistas com relação à entrada de Santos. Teremos uma reunião esta semana muito importante. Também a questão da Perimetral do Guarujá, a Dersa também já está em reunião para agilizar os projetos. As obras na Cônego e no viaduto de Cubatão também estão indo bem. A Dersa está trabalhando junto com a Codesp no sentido de tentar localizar mais áreas para pátios que tenham localização em áreas estratégicas”, comenta.

Copersucar dobra capacidade de embarque

Ontem, a Copersucar inaugurou a ampliação do TAC, no Porto de Santos, na presença de autoridades federais, estaduais e locais, funcionários e clientes da empresa. Com a expansão, o terminal dobrará a capacidade de embarque de açúcar do terminal para 10 milhões de toneladas ao ano, a partir da safra 2013/2014.

“A expansão do TAC é estratégica para a Copersucar, por permitir o crescimento dos volumes de exportação da Companhia, contribuir para a sua liderança como maior comercializadora mundial de açúcar e de etanol e fortalecer a participação do setor sucroenergético na economia brasileira”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

Para o governador Alckmin, a expansão é importante para o crescimento do Porto de Santos e fortalecimento do setor no País. “Hoje é um dia histórico. A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI pela Baixada Santista e agora, no século XXI, nós temos aqui um dos grandes investimentos do País no terminal açucareiro da Copersucar, que é líder mundial do setor”, afirma.

A Copersucar lançou ontem a ampliação do TAC na presença do governador Alckmin e do prefeito de Santos (Foto: Luiz Torres/DL)

A obra integra o plano de investimentos de R$ 2 bilhões em infraestrutura logística pela Copersucar, até 2015. Desde o início das operações no Porto de Santos, em 1998, a empresa já investiu cerca de R$ 400 milhões no TAC.

A estimativa da Copersucar é que já na atual safra — que começou em abril —, sejam embarcadas 7,5 milhões de toneladas de açúcar. Na última safra (2012/2013), o Terminal registrou o seu recorde histórico, com 5,3 milhões de toneladas embarcadas.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente na inauguração, não só agradeceu e parabenizou a empresa pela expansão, como explicou que o investimento representa o crescimento e avanço da Região. “60% do ISS do município vem da atividade portuária. E com o apoio do Governo do Estado, a cidade está se preparando. Obras estão saindo do papel”, afirma.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter