Continua depois da publicidade
Apesar do Governo do Estado afirmar que as obras do Viaduto Rubens Paiva foram retomadas, o canteiro de obras situado no Jardim Casqueiro, em Cubatão, continua parado e vazio. A Reportagem do Diário do Litoral esteve no local e constatou – mais uma vez – a situação de abandono que permanece na obra. Lixo, mato alto, entulhos de construção e até focos de dengue estão espalhados no canteiro.
As obras, sob gerenciamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão paradas desde fevereiro deste ano. A retomada da construção já foi anunciada inúmeras vezes pelo Estado, inclusive pelo governador Geraldo Alckmin. A última promessa foi feita na última sexta-feira, dia 31, quando a assessoria anunciou que as obras seriam retomadas ainda esta semana. “A empresa Azevedo & Travassos, executora do empreendimento, paralisou temporariamente os serviços na rodovia para reajustes orçamentários e de cronograma”, explica.
Segundo o Estado, a expectativa para a conclusão das obras é de 120 dias a partir da data de início dos serviços — no final de novembro deste ano. “A empreiteira responsável já executou 94% das obras, sendo concluídos serviços estruturais, de implantação dos pilares e rampa de acesso”. O investimento para a realização das obras é de R$ 43,5 milhões.
Procurado pela Reportagem, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) explicou que a obra foi retomada na última quinta-feira, dia 30 de julho. “Os trabalhadores se mobilizaram para prender as vigas de sustentação do viaduto, que serão içadas. Também foi aplicada uma fina camada de cimento (nata) nesta viga”, garante.
Continua depois da publicidade
Questionado sobre a falta de funcionários no local no dia de ontem, o DER informou que a empresa responsável está executando o transporte dos equipamentos e máquinas, que haviam sido retirados do canteiro de obras, para dar continuidade aos serviços. “Na próxima segunda-feira, dia 10, os serviços de implantação dos ramos de acesso, rampas e sinalização serão retomados com força total. É importante ressaltar que o DER está fiscalizando e monitorando a empresa Azevedo & Travassos, para que os serviços atendam o cronograma estabelecido”.
Na Câmara
Continua depois da publicidade
Ontem, a última reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV) — que trata sobre a paralisação da obra — ouviria o representante da DER, que cancelou a vinda de última hora. “Já prorrogamos esta CEV e ela será encerrada. Mas se for necessário vamos convocá-la novamente até que o problema seja resolvido”, garante o presidente da comissão, vereador Aguinaldo Araújo, que também está entre os vereadores que encaminharam ação ao Ministério Público para que a paralisação da obra fosse apurada.
A retomada da construção do viaduto também foi pauta na sessão da última terça-feira, dia 4, e animou os ânimos dos vereadores Ademário Oliveira (PSDB) e Fábio Moura (PROS). O representante do Governo do Estado na Câmara garantiu a retomada, contestada por Moura em plenário.
“Não adianta falar que será retomada se não tem trabalhador por lá. Sou morador do bairro e passo pela obra todos os dias, vivo o problema que é aquele gargalo. Aquela obra é um calote eleitoral”, afirma o vereador do PROS.
Continua depois da publicidade
Já Oliveira defende a retomada. “As obras foram retomadas. A empresa já instalou escritório no bairro e está na fase de contratação de funcionário. O retorno ao canteiro será feito de forma gradativa”, completa.
Continua depois da publicidade