Continua depois da publicidade
O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi discutido durante reunião nesta sexta-feira (20) na Câmara Municipal de São Vicente. O encontro contou com a presença do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva, do secretário de Transportes, Raimundo Oliveira, representantes das Secretarias de Obras e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Metropolização e Trabalho, líderes comunitários e vereadores da Comissão Especial que acompanha o projeto.
O presidente da EMTU que gerencia o projeto falou sobre o andamento das obras que mobilizam 600 operários em nove frentes de trabalho, oito delas em São Vicente. Segundo ele, em dezembro deve ser concluído o projeto básico do outro trecho do SIM - Sistema Integrado Municipal entre a Ponte dos Barreiros e Samaritá, na Área Continental que terá 7,7 quilômetros de extensão e contará com quatro estações, duas de transferência e outras duas de embarque/desembarque. Até lá serão realizados os levantamentos topográficos e os estudos de impacto ambiental.
O secretário de Transportes, Raimundo Oliveira, falou sobre as mudanças no trânsito realizadas por causa das obras e, mais uma vez, pediu a paciência à população.
O chefe de gabinete da Secretaria de Obras, Daniel Martinez, explicou que haverá uma compensação ambiental devido ao corte de trezentas árvores exóticas para a execução dos trabalhos. Serão plantadas 4.500 mudas de árvores de várias espécies em toda a cidade, incluindo o trajeto do VLT.
Continua depois da publicidade
Projeto
O VLT, o primeiro elétrico do país, vai ocupar uma antiga linha férrea para ligar as cidades do litoral paulista. A primeira etapa do projeto terá 9,5 quilômetros entre a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e o Terminal Barreiros, na Área Continental de São Vicente. O investimento neste trecho alcança R$ 313,5 milhões. O investimento total é de cerca de R$ 1 bilhão
Continua depois da publicidade
Atualmente, cerca de 200 operários trabalham na obra iniciada no dia 29 de junho.
O trecho será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente), pátio de apoio do VLT e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade