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A partir de janeiro, motoristas e pedestres começam a enfrentar transtornos no tráfego pela Avenida Francisco Glicério, em Santos, por causa das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A previsão do prefeito Paulo Alexandre Barbosa é de que as intervenções avancem para o meio da avenida já no próximo mês.
A informação foi passada ontem pelo chefe do Executivo do Município, durante visita ao local junto ao secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Hoje, as intervenções que são realizadas no trecho contemplam a pavimentação de faixa de rolamento por onde antes ficava a linha da máquina, na lateral da avenida.
“Nós estamos estudando com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a EMTU para que esses impactos sejam minimizados. Sem dúvida alguma nós vamos ter que restringir o tráfego em alguns trechos da via para que a obra possa se desenvolver. Evidente que essa mudança vai gerar desconforto para a população”, disse o prefeito de Santos, que ressalta ainda que as intervenções no trecho serão realizadas em ritmo acelerado.
A paralisação das obras no local durou 90 dias por causa de um impasse entre a EMTU e o Ministério Público a respeito do traçado do VLT. Em entrevista ao Diário do Litoral no início do mês, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, explicou que o estudo de traçado do VLT no trecho sempre foi considerado o eixo da linha da máquina, na lateral da Avenida Francisco Glicério. Para a aprovação do traçado pelo canteiro central, a empresa teve que cumprir algumas etapas. “Todas as formalidades legais exigidas nós cumprimos, com as aprovações no Condephaat e Condepasa (órgãos de defesa do patrimônio) e autorização da Cetesb (ambiental)”, ressaltou.
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Ontem, durante a visita, o secretário Jurandir Fernandes disse que as intervenções na via estão ainda em um ritmo mais lento. “Nós não queríamos desrespeitar as condicionantes do Ministério Público e os debates, mas uma vez entregue todos estudos, resolvidas todas as pendências quanto à Cetesb e os órgãos do patrimônio, nós vamos retomar a partir do dia 2 de janeiro com celeridade”.
Caso o Ministério Público não concorde com os documentos apresentados pela EMTU, para que o traçado do VLT seja implantado no canteiro central da avenida, o órgão pode acionar a Justiça.
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As faixas de rolamento da Avenida Francisco Glicério serão ampliadas (de 7 para 9 metros), assim como as calçadas (3,37m para 3,50m) e ciclovia (de 2m para 2,50m). Uma área de 4 mil m² do Mendes Convention Center foi transferida ao Município, que repassou à EMTU para inclusão no projeto.
Após a construção do novo viário, serão realizadas as intervenções na área central da avenida, para a implantação dos trilhos do VLT.
Trabalhos
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A primeira etapa do VLT prevê a ligação entre Barreiros (em São Vicente) e a Avenida Conselheiro Nébias (Santos), com estimativa de transportar por dia 70 mil passageiros. A obra realizada pelo Consórcio Expresso VLT Baixada Santista (Queiroz Galvão e Trail) atingiu cerca de 40% do total.
Em Santos, serão cinco terminais de embarque e desembarque. O primeiro deles, em construção, será próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os outros localizados junto às avenidas Pinheiro Machado (Canal 1), Bernardino de Campos (Canal 2), Ana Costa e Washington Luís (Canal 3).
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