Cotidiano

Obras do Túnel Santos-Guarujá devem começar só no 2º semestre de 2025

Cronograma de implantação do novo modal foi apresentado em audiência pública na Câmara de Santos

Luana Fernandes

Publicado em 03/07/2024 às 19:10

Atualizado em 03/07/2024 às 19:14

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em audiência na Câmara, APS apresentou cronograma para iniciar obras do Túnel Santos-Guarujá / Divulgação/Câmara Municipal de Santos

Continua depois da publicidade

As obras do tão sonhado - e necessário - Túnel Santos-Guarujá devem começar apenas no segundo semestre de 2025. Esta foi a data informada pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, durante audiência pública realizada pela Câmara de Santos, na tarde desta quarta-feira (3).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a apresentação da APS aos participantes, Pomini apresentou o traçado escolhido e o cronograma já em execução para iniciar uma das obras mais aguardadas da Baixada Santista. “A solução já foi encontrada pela engenharia há mais de 10 anos. Um projeto de 2014, que sofreu atualizações e modificações graças ao debate com a comunidade. Com ajustes como a retirada das desapropriações e uma pequena mudança na desembocadura em Guarujá. Com isso, nós temos um projeto pronto que em breve será apresentado para o mercado”, garante. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Câmara promove audiência pública para debater sobre o Túnel Santos-Guarujá

• Projeto do túnel caduca e famílias ficam livres da desapropriação no Litoral de SP

• Tarcísio muda discurso e fixa prazo para licença ambiental do túnel Santos-Guarujá

Segundo Pomini, chegar a este ponto do projeto não foi tarefa fácil já que há debate sobre uma ligação seca entre Santos e Guarujá desde 1927. “Quando retomamos esta pauta, a gente percebeu que cada um tinha o seu túnel de estimação. Sete, oito ito projetos na mesma mesa. Daí, a necessidade de um diálogo e da criação de uma comissão capitaneada pelo Lustosa para que nós ouvíssemos a sociedade, os operadores e toda a comunidade portuária que, obviamente, será afetada positivamente e terá impacto na sua vida e nas suas operações”, comenta.

Ao apresentar o projeto, Pomini traçou um cronograma e todo o caminho que será executado até o início das obras.

Continua depois da publicidade

Confira:

Fevereiro de 2024 - assinatura do acordo de cooperação técnica entre governos Federal e Estadual
Abril de 2024 - consulta pública de projeto
Abril de 2024 - audiências públicas
Agosto de 2024 - audiência pública da licença ambiental
Novembro de 2024 - licenciamento ambiental
Março de 2025 - publicação do edital
Julho de 2025 - licitação

Quando deve começar as obras do Túnel Santos-Guarujá?

Seguindo o cronograma apresentado pela APS, o início das obras deve ficar para o segundo semestre de 2025, caso o calendário seja executado sem mudanças ou intercorrências. “É uma obra relativamente simples, pelo menos para os chineses, que já fizeram mais de 10 túneis com este mesmo formato e com esta mesma tecnologia. Eu estive lá no canteiro de obras. É relativamente simples e rápido”, explicou Pomini.

Continua depois da publicidade

O que não dá para negar é que esta é uma obra importante. Segundo um levantamento da própria autoridade portuária, cerca de 80 mil pessoas cruzam o canal que separa Santos de Guarujá todos os dias através dos diversos modais - catraias, balsa de veículos e a barca de pedestres. Hoje, elas levam cerca de 60 minutos para ir de uma cidade para outra pela estrada e de 18 a 60 minutos para atravessar via balsas. Com a construção do túnel, este número cai para 1 minutos e 42 segundos.

Alterações importantes foram feitas ao projeto como o fim das desapropriações, principal preocupação da população, e mudanças na desembocadura do Túnel em Guarujá. “Quando o projeto foi desenvolvido, lá em 2014, não era levado em consideração a inauguração do Aeroporto Civil e da duplicação da perimetral no Guarujá. É preciso que a obra da perimetral se conecte com o túnel e com o novo aeroporto. Os ajustes foram feitos levando em consideração o projeto de infraestrutura para o Porto”, explica Pomini.

Na última visita do ministro de Portos, Silvio Costa, a Baixada Santista, a APS anunciou um investimento de R$ 10 bilhões no Porto de Santos. Destes, R$ 5,1 bilhões vão para o novo túnel, sendo 50% de aporte do Governo Federal e 50% do Estado.

Continua depois da publicidade

Audiência pública

A iniciativa de debater o assunto foi da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para acompanhar o projeto, presidida pelo vereador e ex- secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi. Além de Pomini, também marcaram presença o Gerente Regional de São Paulo Substituto da ANTAQ, Daniel Alves dos Santos; José Santaella, da ACOM (Associação Comunitária do Macuco); o engenheiro da APS, Eduardo Lustoza; representantes da Capitania dos Portos e demais vereadores da Casa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software