Cotidiano

Obras do túnel Santos- Guarujá avançam após quase 100 anos; entenda

A obra promete reduzir o tempo da travessia entre os municípios e melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas

Ana Clara Durazzo

Publicado em 18/02/2025 às 10:22

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A obra custará R$ 6 bilhões e será custeada pelo governo de São Paulo, a União e o setor privado / Reprodução

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Após quase 100 anos, a construção do túnel submerso Santos- Guarujá está cada dia mais perto. A obra promete reduzir o tempo da travessia entre os municípios.

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Atualmente mais de 21 mil carros, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres atravessam as cidades diariamente, através das balsas e catraias.

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As cidades são ligadas pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa.

Santos e Guarujá são separadas por um canal do estuário de 400 metros, que desafia a mobilidade urbana.

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Pela balsa, a distância demora sete minutos para ser percorrida, mais o tempo de espera que varia entre 15 minutos e uma hora, dependendo das condições do mar.

Já pela estrada, a travessia dura 60 minutos.

O objetivo desse projeto é melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas entre as duas cidades.

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O projeto desse túnel vem sendo discutido há pelo menos 98 anos. Em 1937, um jornal santista publicou a ideia do túnel, que era do engenheiro Enéas Marini.

Projeto

O governo federal e o governo de São Paulo formalizaram um convênio para a construção do túnel. 
A obra custará R$ 6 bilhões e será custeada pelo governo de São Paulo, a União e o setor privado.

O leilão para definir a empresa que realizará as obras será realizado no dia 1° de agosto.

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Com inauguração prevista para 2028, o projeto faz parte do Novo PAC, que é um conjunto de investimentos do governo federal para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social.

O túnel fará ligação entre o cais de Outerinhos, no Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

A estrutura terá 1,5 km de extensão, com três faixas de rolamento por sentido, uma passagem do VLT e acesso para pedestres e ciclistas.

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As obras devem gerar nove mil empregos diretos e indiretos. Quando inaugurado, o túnel submerso será o primeiro do Brasil e o maior da América Latina.

O edital do projeto deve ser publicado no dia 27 de fevereiro.

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