Rodoanel Norte ligará SP ao Porto de Santos e passou dos 30% de obras finalizadas / Reprodução/Governo de SP
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O Governo do Estado retomou integralmente as obras no trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021).
A iniciativa tem investimento de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão de aporte do Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões de investimento pela concessionária.
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A entrega do primeiro trecho, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, está prevista para o segundo semestre de 2025. Já o segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho Oeste do Rodoanel, para o segundo semestre de 2026.
Até o final de fevereiro de 2025 as obras superaram 31,1% de conclusão.
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“A conclusão das obras do Rodoanel Norte vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a última rodovia que atravessa São Paulo, que é a Fernão Dias, que liga o estado de Minas Gerais ao Nordeste. Também irá facilitar o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos e, consequentemente, a competitividade da Baixada Santista”, comemora o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, as obras interligarão os trechos Oeste e Leste do Rodoanel Mário Covas, com três ou quatro faixas por sentido e sete túneis duplos e mais 107 obras de arte especiais (grandes construções em infraestrutura, como pontes e elevados).
A confluência inicia com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), com acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381). A alça Norte terá maior influência sobre Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo, melhorando a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana.
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As obras foram retomadas pela concessionária Via SP Serra em abril de 2024, com antecipação de seis meses do prazo estipulado em contrato.
O projeto estipula entregar o trecho mais moderno e eficiente para a população. Dentre as intervenções realizadas estão levantamentos topográficos, inspeções em pontes e viadutos, limpeza e drenagem, além da preparação do terreno.
Mais de mil vagas de emprego foram abertas paras as obras.
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*Com informações da Agência SP