Rogério Santos em coletiva sobre obras da 2ª fase do VLT / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Uma coletiva de imprensa realizada no começo da tarde desta terça-feira (6), no Centro de Gerenciamento Operacional da Prefeitura de Santos (CGO), anunciou o andamento da segunda fase das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que ligará a estação Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo. As obras já estão 60% concluídas.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Avenida João Pessoa, no Centro, entre as ruas Dr. Cochrane e Avenida Conselheiro Nébias, será o "alvo" das obras, que começam na quarta-feira (14), com o trânsito sendo desviado para a Rua General Câmara. Mais 200 postos de trabalho serão abertos para esta etapa. Equipes trabalharão durante a madrugada.
Contando com a presença do prefeito Rogério Santos, do diretor da construtora Alya, Ernesto Camarço (responsável pela obra), do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve (e também presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbados de São Paulo (EMTU) e demais autoridades e lideranças, a continuidade das obras da segunda fase do VLT estão, segundo eles, dentro do cronograma, e devem interditar trechos da Avenida João Pessoa já a partir do dia 14.
Continua depois da publicidade
"Sabemos que as obras impactam moradores e comerciantes, mas estamos falando de uma obra complexa. O diálogo tem ocorrido para causar o mínimo de impacto possível, mas quando tudo estiver pronto os benefícios serão enormes para a região central e toda a cidade. Estamos evoluindo, mas é necessária a paciência de todos, pois as mudanças são significativas, mudando a realidade de Santos", diz o prefeito.
"Uma série de interdições ocorrerão nessa fase final das obras e precisamos conciliar os trabalhos para garantir a fluidez no trânsito com rotas alternativas", explica o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
O prazo para que a linha seja entregue, início do segundo semestre de 2024, permanece inalterado.
Continua depois da publicidade
Serão oito quilômetros de extensão, com 12 estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal Valongo, onde haverá uma estação integrada com o transporte de ônibus.
O Governo do Estado já teria comprado mais 11 novos trens que, segundo Rogério Santos, já estão na cidade.
200 vagas
Continua depois da publicidade
O novo trecho de obras do VLT está abrindo 200 novas vagas de emprego. As vagas são para ajudante de obra, armador, carpinteiro, pedreiro, eletricista, encanador, encarregado, motorista operador de máquinas e soldador. Haverão equipes fazendo turnos na madrugada.
Os interessados devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Santos de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, munidos de seu RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e demais documentos que provem que já trabalhou nas funções acima mencionadas.
O PAT-Santos fica na rua Amador Bueno, 249, no centro da cidade. Os telefone para contato são:
Continua depois da publicidade
(13) 3223-9945 / 3223-9501 / 3223-3915 / 3223-4158 / 3221-6073.
Continua depois da publicidade