Cotidiano

OAB Santos vai assessorar turistas durante a Copa do Mundo

O objetivo é ajudar a sociedade e auxiliar o poder público no sucesso do evento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/05/2014 às 22:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Nos 30 dias em que o Brasil despertará a atenção mundial - entre 12 de junho e 13 de julho - uma iniciativa inédita no País será conduzida pela Ordem dos Advogados do Brasil de Santos (OAB Santos): assessoria a turistas estrangeiros que estiveram na Cidade, por intermédio do projeto OAB Santos na Copa do Mundo.

O projeto, que vem sendo encabeçado pelo próprio presidente da OAB, Rodrigo Julião e sua vice, a Maria Lucia de Almeida Robalo, foi idealizado pelo advogado Hemilton Carlos Costa. Na última quinta-feira (29), os três revelaram que a criação desse serviço tem o objetivo de ajudar a sociedade e auxiliar o poder público no sucesso do evento esportivo na região.

Vale lembrar que as seleções do México e Costa Rica estarão hospedadas em Santos. Já a da Bósnia ficará em Guarujá. Os turistas não só dos três países, como de outras nacionalidades, contarão com auxílio de advogados para casos de perda de passaportes, voucher do hotel e atos de violência. Os advogados da Ordem encaminharão os turistas para os órgãos competentes.

“A OAB tem função institucional e social. Nossa gestão tem, entre suas metas, reaproximar a advocacia da sociedade e os poderes constituídos. Em função da instabilidade que o País está atravessando, entendemos que é momento de se preocupar com os estrangeiros. A assessoria, por telefone, será 24 horas e o primeiro atendimento será gratuito”, garante Julião, alertando que, no Brasil, o estrangeiro tem a possibilidade de assessoria da Defensoria Pública Federal e o projeto visa intermediar e agilizar o atendimento.

Os advogados adiantam que, em caso de algum contratempo, o turista será acompanhado à delegacia, auxiliado na conversa com o delegado, terá um defensor público e outros benefícios. Os advogados da OAB que participam do projeto são bilíngues.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Rodrigo Julião e membros da OAB salientam a importância do projeto (Foto: Matheus Tagé/DL)

Eles informam que cartazes em três idiomas – português, inglês e espanhol - serão espalhados em pontos estratégicos da cidade. Os turistas deverão entrar em contato pelo e-mail oabsantosnacopa@oabsantos. org.br ou pelo telefone da Comissão de Prerrogativas (13) 99174-8626.

“Vamos espalhar nos órgãos públicos, na rede hoteleira, no comércio e estabelecimentos que têm interesse em participar. A implantação será dois dias antes da Copa e terminará dois dias depois, podendo ser ampliado por mais alguns dias”, afirma Julião.

O idealizador do projeto, Hemilton Costa, salienta que a conscientização da população é fundamental para o sucesso do projeto. “Os advogados da OAB envolvidos já possuem grande experiência e sabem exatamente quais os procedimentos necessários para amparar o estrangeiro”, completou.

A vice-presidente da OAB, Maria Lucia Robalo, aproveitou a oportunidade para divulgar a palestra Emoção, Informação e Justiça, que ocorrerá no próximo dia 11, às 18h30 (um dia antes da Copa), envolvendo um profissional de Psicologia, de Direito e de Jornalismo, para discutir os movimentos de massa via redes sociais.

“A palestra será aberta para qualquer pessoa e serão abordados temas como ações de grupos em crimes; jornalismo e redes sociais, credibilidade e informação; e crimes virtuais – quem divulga e quem compartilha”. A OAB Santos fica na Praça José Bonifácio, 55, no Centro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software