Presidente da OAB, Thiago Marques, orienta como se prevenir dos golpes / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Alertar as pessoas e os advogados para que não sejam vítimas de golpes que estão sendo realizados por falsos advogados na região. Esse é o objetivo da campanha feita pela 83ª Subseção da OAB de Itanhaém e da OAB Seccional São Paulo.
O presidente da 83ª Subseção da OAB SP, Thiago Augusto Seabra Marques, explica que criminosos estão utilizando aplicativos de mensagens e perfis falsos para se passarem por advogados (as) ou escritórios de advocacia. A 83ª Subseção da OAB abrange Itanhaém, Mongaguá e Itariri.
Continua depois da publicidade
“Os golpistas estão atuando de forma específica na área jurídica. Eles são falsos advogados que fazem uma fraude por meio do sistema PIX. E entram no sistema do Tribunal de Justiça, provavelmente, com a senha ou o nome completo de um advogado e têm acesso ao processo, de forma online. E acabam descobrindo os dados e os contatosdos clientes”, explica.
Marques também teve o seu perfil clonado pelos golpistas. Diz ainda que, na maioria das vezes, são pessoas mais humildes que caem nesse tipo de golpe.
Continua depois da publicidade
“Os falsos advogados clonam a foto do Whatsapp do advogado, criam um Whatsapp e entram em contato com a vítima. Eles afirmam que a pessoa ganhou uma ação na Justiça e precisa fazer um depósito de uma determinada quantia para liberar o valor final da ação”, esclarece.
A Seccional da OAB SP está fazendo uma campanha de alerta junto aos advogados e à sociedade. Foi atualizada uma cartilha de prevenção contra o golpe reforçando as ações desde o final de 2024. A entidadeformou ainda uma comissão especial para tratar de assuntos sobre o golpe.
A cartilha já foi enviada aos advogados, por meio do grupo de Whatsapp da OAB e já está disponibilizada no site da entidade.A comissão especial repassa as informações a uma delegacia de polícia especializada em crimes cibernéticos, responsável em apurar os casos.
Continua depois da publicidade
O link da cartilha pode ser acessado pelo link.
Os advogados devem adotar algumas medidas para orientar os seus clientesa não caírem no golpe.
Thiago Marquesconta que uma das dicas passadas aos seus clientes é que toda a comunicação com o seu escritório deve ser feita por meio de números de contatos específicos.
Continua depois da publicidade
Outras orientações são: nunca fornecer dados pessoais para números de telefones desconhecidos. Verificar sempre os dados bancários do destinatário antes de realizar qualquer transação.
Caso receba esse tipo de mensagem, a pessoa deve verificar a veracidade do pedido e entrar em contato com o seu advogado ou ir diretamente ao escritório de advocacia.
E não realizar depósitos, transferências ou pagamentos sem antes ter certeza que a solicitação é legítima.
Continua depois da publicidade
Caso o cliente já tenha sido vítima do golpe, deve tomar as seguintes providências: salvar o print da tela da conversa; salvar o print do número de contato e de toda a conversa; se fez o depósito deve salvar o comprovante do pagamento efetuado.E, ainda, fazer o boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
“É importante que o advogado também utilize outros métodos, caso o cliente não saiba como proceder, para obter as provas mencionadas”, ressalta.
Dúvidas podem ser esclarecidas na sede da OAB 83ª Subseção,em Itanhaém,que fica localizada na rua Professora Dinorah Cruz, 20, no centro do município.
Continua depois da publicidade