Continua depois da publicidade
A sensação de insegurança se espalha por toda a Região. Santos, mesmo com o maior número de distritos da Baixada, também não escapa da violência que só cresce. Em janeiro deste ano, o número de roubos (sob grave ameaça) aumentou em quase 50% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgados no site do órgão, no primeiro mês de 2014 foram registradas 521 ocorrências de roubos. Em janeiro do ano passado foram 321 casos relatados à Polícia. Nos anos anteriores, os números também foram mais baixos no mesmo período: em 2012, o número de roubo em janeiro chegou aos 276 registros; e, em 2011, foram relatados 367 casos.
No entanto, o número de furtos (sem a presença da vítima) em Santos diminuíram no mesmo período. No início deste ano, foram 826 casos. Já no ano passado, foram registradas 937 ocorrências da mesma natureza.
Ao analisar as estatísticas por distrito, é possível perceber onde essas ocorrências estão aumentando. Na área do 5º Distrito Policial (DP) de Santos, que cobre toda a Zona Noroeste, os números de roubos dobraram: 153 ocorrências em janeiro de 2014 contra 77 casos registrados em janeiro de 2013.
Continua depois da publicidade
Outros índices que cresceram na Zona Noroeste foram os de furtos e roubos de veículos. Em janeiro de 2013, ocorreram 4 furtos e 5 roubos de carros na região. Já no primeiro mês deste ano, o número de furtos quase triplicou. Subiu para 11 casos. O número de roubos passou disso: foi para 18 ocorrências.
No 7º DP, que cobre os bairros do Gonzaga, Boqueirão, José Menino, Morro do José Menino e parte do Embaré (até o Canal 4), o aumento em casos de roubos é ainda maior. Em janeiro do ano passado, foram registradas 43 ocorrências. Enquanto no primeiro mês deste ano, foram 112 registros de casos de roubo.
Continua depois da publicidade
No 3º DP, responsável pelos bairros Ponta da Praia, Estuário, parte do Embaré e Aparecida, os índices mais que dobraram: no primeiro mês de 2013 foram registrados 40 casos de roubos; já no início deste ano, as ocorrências chegaram a 95.
Na área do 2º DP — Jabaquara, Marapé, Campo Grande, parte da Vila Mathias e parte do José Menino —, os números também aumentaram: 71 casos de roubos em janeiro de 2014 contra 40 ocorrências no mesmo período do ano passado.
Nos bairros do Macuco, Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá, área comandada pelo 4º DP, os casos de roubos se mantiveram estáveis subindo em apenas um caso durante o mês de janeiro: 35 ocorrências em 2013 e 36 casos este ano. Já a região do Centro de Santos, supervisionada pelo 1º DP, teve redução nos casos de roubos: 70 em janeiro de 2013 contra 54 no mesmo período em 2014.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos e a Polícia Militar foram contatadas sobre os índices apurados pela reportagem do Diário do Litoral, mas até o fechamento deste edição não encaminharam respostas.