Continua depois da publicidade
Um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, em conjunto com a Polícia Militar, aponta que o número de mortes no trânsito na cidade caiu 48% em 2013 comparando com o ano anterior. O resultado indica que a cidade segue a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa reduzir em até 50% os acidentes fatais no trânsito entre 2011 e 2020.
No ano passado foram registrados 28 óbitos, contra 54 em 2012. “É um indicador altamente positivo, pois enquanto no Brasil o índice de acidentes com mortes aumenta, em Santos esse número diminui”, afirma o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrando que Santos também participa do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada), programa ligado ao Governo Federal.
Para ele, o declínio dos números de acidentes e mortes no trânsito se deve a ações implementadas pela CET em âmbito educativo, fiscalização e de engenharia de tráfego.
Continua depois da publicidade
O balanço registra também queda em outros indicadores. As mortes com pedestres, por exemplo, caíram de 18 para 16 resultando (diminuição de 11%). As vítimas fatais envolvendo ciclistas cairam de 4 para 1 (-75%) e de motociclistas, de 24 para 10 (-58%).