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As rodovias sob concessão do Estado de São Paulo registraram redução de 16% no número de mortes no Carnaval deste ano do que no mesmo feriado do ano passado. No total, foram 16 óbitos contra 19 em 2013. A redução no número de vítimas fatais ocorre mesmo com crescimento na quantidade de acidentes (15%) e feridos (21%), mostrando que a gravidade das ocorrências foi reduzida, o que pode ser atribuído ao aumento de segurança nas rodovias, obtido com investimentos que resultaram em obras de grande porte como duplicações, implantação de faixas adicionais e construção de marginais, entre outras. Com as pistas mais seguras é possível reduzir, ou até mesmo evitar, a gravidade dos acidentes ocasionados por problemas mecânicos ou imprudência dos motoristas.
No total, foram entregues entre janeiro de 2013 e janeiro deste ano R$ 710 milhões em obras nos 6,3 mil quilômetros de rodovias sob concessão. Quase metade desse valor – cerca de R$ 340 milhões – foi aplicada na construção de faixas adicionais e marginais, e na duplicação de trechos antes com pista simples. A duplicação é uma das principais ferramentas para a redução das colisões frontais - este ano, nenhuma dos acidentes com vítimas fatais foi causado por colisão frontal. O total de duplicações, faixas adicionais e marginais implantadas desde janeiro do ano passado é de quase 130 quilômetros, distância equivalente a uma viagem de São Paulo a Americana, por exemplo. Outras obras importantes para a segurança dos motoristas foram reformas e ampliações de acessos e retornos, implantação de novos acessos e retornos, implantação de passarelas, recapeamentos e outras intervenções. O conceito dos investimentos realizados é o da “Rodovia que Perdoa”, ou seja, mesmo com um acidente ocasionado por qualquer motivo a gravidade das vítimas é substancialmente reduzida.
A importância das obras de ampliação nas rodovias pode ser verificada nos números do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária que administra o trecho registrou redução de 13% no número de acidentes e 23% na quantidade de feridos, além de ter reduzido de 4 para 1 o número de mortes. Na Rodovia Anhanguera (SP-330), foram entregues no segundo semestre do ano passado 14 quilômetros de 3ª faixa de rolamento entre Jundiaí e Louveira e implantados três quilômetros de marginais entre Valinhos e Campinas. Outro exemplo de investimentos que resultaram em segurança viária nas rodovias pode ser visto no corredor Raposo Tavares, que além da SP-270 inclui as rodovias SP-225 e SP-327, sob concessão da Cart na região entre Bauru e Presidente Epitácio: a concessionária registrou redução no número de acidentes (de 11%, de 9 para 8 ocorrências) e no número de mortes (de 100%, de 4 para 0). Na região, foram duplicados sete quilômetros da SP-225 na altura de Bauru e quase 27 quilômetros da SP-270 em quatro trechos entre as cidades de Bauru e Álvares Machado. Mais próximo à Capital, a SP-270 foi duplicada entre Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, em trecho sob concessão da SPVias, que teve redução de 14% nos acidentes (de 28 para 24).
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Atropelamentos
Mais de metade das mortes ocorridas nas rodovias sob concessão no período de Carnaval foi resultado de atropelamentos. Foram nove (ou 56%) dos 16 óbitos. Esses atropelamentos ocorreram entre as 19h e as 6h, período com visibilidade restrita para os motoristas. As outras mortes foram ocasionadas por colisões traseiras (2), colisão lateral, choque (colisão contra obstáculo parado, como uma pilastra ou defensa), tombamento, capotamento e queda.
Fluidez
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No geral, os pontos de lentidão registrados nas principais rodovias sob concessão foram menores do que no Carnaval do ano passado, apesar de a média diária de veículos ter crescido 2% na comparação com 2013. A redução dessas áreas de lentidão é outro reflexo das obras de duplicação e ampliação concluídas desde janeiro de 2013.