Continua depois da publicidade
O índice de desemprego na População Economicamente Ativa (PEA) de Santos teve redução de 0,4%, conforme pesquisa divulgada ontem pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socieconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese-Unisanta).
A redução ocorreu entre setembro de 2012 e março deste ano. Em números absolutos, eram 23.249 desempregados em setembro de 2012 contra 22.119 em março, ou seja, cerca de 900 pessoas a menos. Entre os desempregados, predominam os jovens de 16 a 24 anos, sendo a maioria do sexo feminino.
De acordo com o economista Jorge Manuel de Souza Ferreira, coordenador da pesquisa, faltam empregos compatíveis com o nível de escolaridade de boa parte dos jovens, pois o setor de serviços e principalmente o comércio, via de regra, oferece empregos de baixa remuneração. “Mesmo assim Santos tem a seu favor a expansão das atividades portuárias que podem absorver parte desse excesso, mas há obviamente oferta de mão de obra de toda a região e de fora dela, concorrendo a essas oportunidades, uma vez que pessoas com qualificações diversificadas serão exigidas”.
Escolaridade
Segundo o economista, as classes mais atingidas pelo desemprego são as que possuem ensino médio completo (32,47%), seguidas de superior completo (18,1%).
Nos empregados, predomina o ensino médio completo com 34,5%, seguido dos detentores do ensino superior completo, 27,1%, que tendem a se aproximar, segundo o economista, em quantidade dos que têm escolaridades baixas.
A renda média dos empregados é de R$ 2.763,78, considerada elevada pela pesquisa.
Já a renda familiar média dos aposentados, em setembro foi de R$ 2.179,87, o que está compatível, haja vista que boa parte deles está vinculada ao INSS cujos proventos são achatados pelas regras como o fator previdenciário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade