O Mirante das Galhetas, bem como o da Campina, são bastante frequentados nos finais de semana e feriados prolongados / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
A Câmara de Guarujá deverá analisar, após feriado de 7 de setembro, o projeto de lei complementar, proposto pelo prefeito Valter Suman, que visa regulamentar, disciplinar a visitação e, ainda, instituir uma taxa de visitação pública aos dois mirantes da Cidade: o da Campina e o das Galhetas.
A proposta da Prefeitura foi protocolada em 29 de julho último às 15h31, na sede do legislativo.
Continua depois da publicidade
Os equipamentos, que têm sido bastante frequentados nos finais de semana e feriados, foram inaugurados respectivamente em junho de 2019 e maio de 2021.
A Prefeitura confirmou ontem e informou que ainda não recebeu uma devolutiva da Câmara sobre a tramitação do projeto na Casa. No entanto, sustenta que a cobrança de taxas de visitação em equipamentos turísticos é muito comum em diversas cidades do Brasil e do Mundo, inclusive na própria Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
A Administração acrescenta que a futura receita é necessária para a manutenção dos próprios mirantes e da estrutura disponibilizada aos visitantes.
VALOR E DESCONTO.
Também explica que em projeto de lei complementar, enviado à Câmara, o Executivo propõe a cobrança de cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 18,00, com desconto de 50% para residentes e domiciliados em Guarujá que atestem sua condição por meio de comprovante de residência do mês anterior à visita.
Continua depois da publicidade
Também pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; crianças de 2 a 12 anos (menores de 2 anos não pagam); estudantes matriculados em estabelecimentos públicos ou particulares de ensino fundamental, médio e superior, quando em posse da carteira de identificação estudantil.
Também ganharão descontos pessoas que doam sangue regularmente em local público e pessoas com deficiência, mediante apresentação de documentos que ateste tal condição, ressalvada as hipóteses cuja deficiência possa ser constatada.
AO FUNDO.
Continua depois da publicidade
Administração ressalta que a receita proveniente da cobrança da taxa de visitação será destinada ao Fundo Municipal de Turismo, para a manutenção dos equipamentos turístico da Cidade em geral e ao fomento do setor em si. Se aprovada, a medida entra em vigor após 90 dias da data de publicação no Diário Oficial do Município.
INVESTIMENTOS.
O Mirante das Galhetas foi reurbanizado com recursos do Ministério do Turismo. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na revitalização do local. Já no Mirante da Campina, que também recebeu verbas federais, foram empregados um milhão.
Continua depois da publicidade
Localizado no famoso Morro do Maluf, o Mirante da Campina proporciona a vista da toda a extensão da Praia da Enseada, a 40 metros de altura. O Mirante das Galhetas conta com piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, e tem vista panorâmica para a Praia do Tombo.
Com acesso controlado, o equipamento funciona das 8 às 20 horas. Geralmente, ambos proporcionam apresentações musicais.
Continua depois da publicidade