Continua depois da publicidade
Numa ação inédita nos portos do país, a Secretaria de Saúde realiza o novo teste para detecção do vírus HIV em 6.600 trabalhadores avulsos do Porto de Santos. A novidade é que o teste é feito com a saliva, e o resultado sai em 30 minutos. O município foi escolhido para ser pioneiro na aplicação desse exame, pelo Departamento Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, em razão do grande número de trabalhadores que atuam no cais.
O teste está disponível no posto de escalação 3 do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), e faz parte da ação preventiva da Semana do Trabalhador Portuário e da II Semana do Homem, parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o órgão gestor.
"Antes da coleta do material, é necessário fazer a higiene da boca. Na sequência, ocorre a raspagem das mucosa da boca e da genviva com uma haste semelhante a um grande cotonete. O material colhido é analisado e o resultado fica pronto em meia hora 30 minutos", explica o infectologista do Secraids (Seção Centro de Referência em Aids), da Secretaria de Saúde, Marcos Caseiro. Caso o resultado seja positivo a amostra é encaminhada para contra-prova e inicia-se um trabalho de acompanhamento do paciente.
Continua depois da publicidade
Exemplo
Foi pensando em prevenção que o estivador Edival Andrade Silva fez o novo teste. Aos 60 anos, ele não descuida da saúde. "As pessoas precisam saber que estamos expostos a várias doenças, e quando surge uma oportunidade de fazermos o teste e o acompanhamento, é bom fazer. As informações estão aí e temos de saber aproveitar para cuidar da nossa saúde".
Os exames podem ser feitos até sexta-feira(19), das 11h às 19h, na sede do órgão gestor (Avenida Mário Covas Jr s/nº, esquina com canal 6). A ação conta ainda com vacinação e orientações sobre doenças infectocontagiosas.
Continua depois da publicidade