Cotidiano

Novo sistema de informação será apresentado aos profissionais

Em Guarujá, o método adequará o atendimento do Município ao Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/01/2013 às 15:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Será apresentado aos profissionais de Saúde da Prefeitura de Guarujá, no dia 27 de fevereiro, o novo sistema de informação que será utilizado para o monitoramento das ações do Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. A apresentação ocorrerá em reunião voltada aos médicos ginecologistas, generalistas e enfermeiras que atuam nesta área. Eles tomarão conhecimento do que a Rede Cegonha preconiza em seu componente pré-natal.

A Rede Cegonha é um programa do Governo Federal que visa à qualidade na atenção ao pré-natal, assistência ao parto e à criança, e tem como finalidade a diminuição da mortalidade materno-infantil. A implantação é realizada por etapas e para cada uma há um sistema de informação. Em fevereiro, será apresentado o sistema da etapa de pré-natal, o SIS Pré-Natal Web.

O programa tem os componentes pré-natal, parto e nascimento de puerpério e atenção integral à saúde da criança. Para que o recebimento de recursos específicos em cada um dos componentes, o Ministério propõe um novo sistema. Na etapa de implantação do sistema de informação para monitorar o componente pré-natal, haverá a adequação do formulário de atendimento da Rede Cegonha.

“A preocupação da implantação da Rede Cegonha é basicamente como estratégia da diminuição da mortalidade materno-infantil”, explica a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Tereza Semer.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Rede Cegonha visa à qualidade na atenção ao pré-natal, assistência ao parto e à criança, e a diminuição da mortalidade materno-infantil (Foto: Divulgação)

Os municípios da Baixada Santista, juntamente com as cidades do Vale do Ribeira, constituem a Rede Regional de Assistência à Saúde 7 (RRAS 7), na qual se organizam para garantir o atendimento adequado às gestantes de baixo e alto risco. Através do RRAS 7 ocorre a implantação do programa nas cidades. Guarujá desenvolveu inclusive, um trabalho em que utilizou diversos indicadores de saúde para avaliar as necessidades do Município.

Apresentação

O encontro do dia 27 será ministrado por Tereza Semer, que faz parte do Grupo Condutor Municipal e do Grupo Gestor Regional, e pelas equipes de coordenação da saúde da criança e da mulher. A reunião será realizada no Instituto Corpore (Bairro Santa Rosa).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software