Cotidiano

Novo porto de cruzeiros do litoral de SP poderá receber o maior navio do mundo

O projeto para construção do 'Home Port' já foi apresentado e chamou atenção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Da Reportagem

Publicado em 31/07/2024 às 09:00

Atualizado em 31/07/2024 às 09:41

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O projeto Home Port prevê a construção de um píer com dois berços de atracação que será construído na Praia Grande / Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

O possível novo porto de cruzeiros do litoral de São Paulo, localizado em São Sebastião, terá capacidade para receber o Icon the Seas, o maior navio do mundo, da Royal Caribbean. O projeto para construção do 'Home Port' já foi apresentado e chamou atenção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que demonstrou interesse em encampar a iniciativa.

O projeto Home Port prevê a construção de um píer com dois berços de atracação que será construído na Praia Grande, região central da cidade.

Segundo o prefeito Felipe Augusto, o novo porto poderá receber navios durante o ano todo, não apenas na temporada brasileira de cruzeiros, e que a sua localização deve atrair ainda mais passageiros.

Com o novo acesso do contorno sul da Tamoios, que ficará pronto em novembro, será ainda mais rápido e fácil chegar a São Sebastião partindo de São Paulo.

Conforme já citado anteriormente, o terminal terá capacidade para receber dois navios ao mesmo tempo, incluindo o Icon the Seas, o maior navio do mundo. Trata-se de uma super infraestrutura, com terminal de passageiros, lojas, praça de alimentação, estacionamento, museu e até quadras poliesportivas.

Diferente de Santos e Ilhabela

No Estado, o Porto de Santos é o único preparado para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. Alguns navios costumam fazer paradas em Ilhabela também. A intenção com a proposta de um novo porto é fomentar o turismo não só a nível municipal, mas também estadual.

Segundo o diretor de Assuntos Portuários de São Sebastião, comandante Sérgio Ramos, diferente do Terminal Turístico para navios de cruzeiros já existente em Santos, o porto da Baixada Santista enfrenta concorrência com outros tipos de embarcações, navios alfandegários.

"Nossa proposta é de um espaço voltado para o setor com terminal de passageiros, estacionamento, praça de alimentação, museu, quadras esportivas, e o mais importante, acesso por aeroporto ou rodoviário", explica.

Diferente de uma parada ancorada, como ocorre em Ilhabela, Ramos também destaca a redução de custos para armadores durante a temporada de verão quando os navios fazem seus passeios pelo Brasil.

Segundo ele, esse detalhe foi apresentado pelo presidente da Cruise Lines International Association (Clia), Marco Ferraz.   

Apresentado novamente

Ramos e o secretário de Obras (SEO), Luis Eduardo de Araújo, de São Sebastião, apresentaram, no último dia 10 de junho, o projeto do Home Port durante a 21ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes no Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (CEPAI).

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destaca que o projeto foi bem pensado para o desenvolvimento do turismo.

"Temos hotéis, restaurantes, praias, todo um trade que pode absorver os turistas que gostam de navios de cruzeiros. Nosso Home Port será em uma área estratégica, na Praia Grande, com toda infraestrutura necessária".

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