Cotidiano

Novo laudo contradiz tese de envenenamento de Arafat

No mês passado, peritos suíços afirmaram com elevado grau de convicção que o líder palestino ingeriu uma dose letal de polônio-210 semanas antes de morrer

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/12/2013 às 20:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Uma investigação feita na França sobre a morte do histórico líder palestino Yasser Arafat contradiz laudo de cientistas suíços segundo o qual o guerrilheiro convertido em político teria sido envenenado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A afirmação foi feita hoje, em Paris, pela viúva do líder palestino, Suha Arafat. Segundo ela, a investigação francesa descarta a possibilidade de seu marido ter sido envenenado com Polonio.

No mês passado, peritos suíços afirmaram com elevado grau de convicção que Arafat ingeriu uma dose letal de polônio-210 semanas antes de sua morte, nove anos atrás, e que as quantidades encontradas em seus restos mortais numa recente exumação descartam a possibilidade de a ingestão ter ocorrido de maneira acidental. O período decorrido entre o padecimento e a morte de Arafat também são consistentes com a hipótese de envenenamento pela substância altamente radioativa.

Um novo laudo contradiz a tese de envenenamento de Arafat (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Em entrevista coletiva, Suha Arafat declarou-se "triste com as contradições entre os melhores especialistas da Europa no assunto".

O laudo francês, segundo ela, faz parte de uma investigação em andamento no país sobre a morte de Arafat. Ele morreu em 11 de novembro de 2004, aos 75 anos, em um hospital militar parisiense.

Apesar dos comentários públicos de Suha, a expectativa é de que o relatório não tenha seu teor completo divulgado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software