Cotidiano

Novo hospital veterinário público do litoral está com 60% das obras concluídas

Espaço contará com uma estrutura completa e setores variados

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 15/04/2025 às 19:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Hospital Veterinário ficará localizado na Zona Noroeste / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O primeiro hospital veterinário público de Santos, que está sendo construído na Zona Noroeste, já está com 60% das obras concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em quatro meses, ou seja, em agosto deste ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com um investimento de R$ 4.041.852,09, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb), o edifício contará com 1.120 m² de área construída, oferecendo uma estrutura completa e setores variados.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Construção de 1º Hospital Veterinário Municipal avança em cidade do litoral de SP

• Obras do Hospital Veterinário Municipal de Santos são iniciadas nesta quinta (11)

Saúde

O equipamento permitirá a ampliação do atendimento gratuito diário a cães e gatos na cidade, que atualmente atinge uma média de 90 por dia, 400 por semana e 1.800 por mês.

No espaço serão realizadas consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos de forma acolhedora, em ambientes amplos e com atendimento de qualidade, por meio da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Estrutura

O pavimento térreo será composto por quatro consultórios, sala de espera, recepção, triagem, emergência, ultrassom, salas de fluxomedicação e de curativo, além do centro cirúrgico com sala cirúrgica e antecâmara.

Além disso, também haverá salas de preparo/indução/anestesia e de recuperação, vestiários, espaços para lavagem, esterilização, arsenal, farmácia, tanque de banho, higienização, isolamento e sala de raio-X.

O hospital ainda contará com banco de ração, estoque, área de circulação, expurgo, necropsia e câmara fria, além de áreas para resíduos orgânicos, comuns e infectantes; reservatório metálico vertical, área técnica de energia, espaço para armazenamento de produtos e ferramentas de limpeza, quatro banheiros para pessoas com deficiência (PcD) e estacionamento para três veículos de atendimento.

Continua depois da publicidade

O primeiro pavimento será destinado ao estoque, copa, guarda de medicamentos, lavatório, sala de reuniões e conferências, sala administrativa, sala de conforto dos funcionários e quatro banheiros, sendo dois adaptados para PcD. A cobertura do edifício será feita com telhas de fibrocimento.

No espaço serão realizadas consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos de forma acolhedora (Divulgação/PMS)
No espaço serão realizadas consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos de forma acolhedora (Divulgação/PMS)
O hospital será climatizado, acessível, com plataforma elevatória e rampa (Divulgação/PMS)
O hospital será climatizado, acessível, com plataforma elevatória e rampa (Divulgação/PMS)

Conforto

O hospital será climatizado, acessível, com plataforma elevatória e rampa, além de contar com sinalização visual, sistema de pavimentação e combate a incêndio, telefonia e dados, além de urbanização com árvores e áreas gramadas.

O projeto arquitetônico do Hospital Veterinário Municipal de Santos é fruto de estudos conjuntos da Secretaria de Obras e Edificações com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. A obra está sendo executada pela Stier Construtora, empresa vencedora da licitação.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software