Cotidiano
Departamento Hidroviário iniciou o transporte do novo flutuante na manhã desta sexta-feira (1º); obras no local devem começar na próxima quarta-feira (6)
O novo flutuante será anexado à ponte que será restaurada com o objetivo de reestabelecer o sistema / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Departamento Hidroviário (DH) iniciou, na manhã desta sexta-feira (1º), o transporte do novo flutuante que será instalado, do lado do Guarujá, na travessia Bertioga/Guarujá. O sistema está interditado em razão do rompimento da ponte de acesso à balsa.
O novo flutuante será anexado à ponte que será restaurada com o objetivo de reestabelecer o sistema, garantindo mais segurança à população.
Continua depois da publicidade
Com um investimento de R$ 3,8 milhões, o novo flutuante foi totalmente reformado, no estaleiro do Guarujá, dentro do programa de reformas e melhorias que foi implantando, 2019, pela Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.
Após os prazos legais, o DH assina ainda nesta sexta, a Ordem de Serviço para o início da obra emergencial, que irá retirar a ponte do mar. Os trabalhos, que virão a contar com guindastes para içar a ponte de 70 toneladas, terão início até a próxima quarta-feira (6), após uma inspeção obrigatória da Marinha do Brasil para uma autorização da instalação do maquinário.
Continua depois da publicidade
Com a retirada da ponte do mar, o DH fará uma avaliação técnica da estrutura e adotará as medidas necessárias para o reparo e o restabelecimento de todo o sistema de travessia Bertioga/Guarujá.
Informações aos usuários
As principais rodovias que dão acesso ao litoral estão informando sobre a interdição da travessia pelos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Além disso, o DH colocou faixas de pontos estratégicos nas cidades de Bertioga e Guarujá e também informa os canais de informação pelos PMVs e os canais de informação – site, aplicativo Travessias e as redes sociais. O Departamento orienta que os motoristas utilizem rotas alternativas como a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055).
Continua depois da publicidade