Continua depois da publicidade
Bruno Gutierrez
O novo aterro sanitário de Peruíbe aguarda apenas a licença de operação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para começar a funcionar.
Localizado no bairro Santa Izabel, o aterro teve as obras finalizadas na última semana. Com o custo de R$ 1 milhão, o aterro terá vida útil estimada de 30 meses e receberá todos os detritos do Município, que produz 30 mil e 600 toneladas de lixo por ano.
Quando o aterro começar a operar, a Administração Municipal voltará às atenções para o antigo espaço, no bairro Jardim Márcia II, onde um projeto de recuperação da área já foi aprovado. O antigo aterro sanitário será encerrado para, na sequência, ser realizada a ampliação do local.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Cetesb informou que realizou uma vistoria no local na última quarta-feira (24). Um técnico da companhia constatou que a colocação da manta de PEAD foi concluída. Também foram implantados 90 centímetros de camada de proteção mecânica, faltando a compactação da mesma.
A conclusão das obras também incluem as caixas de passagem de drenagem de chorume e a caixa de acúmulo. No entanto, o funcionário indicou que faltava cerca de 80 metros de colocação de tubo de drenagem, desde a última caixa de passagem até a caixa de acúmulo. A expectativa, por parte de empreendedor, é a conclusão dos serviços em 15 dias.
Continua depois da publicidade