As obras no trecho 1 representam uma antecipação do cronograma, já que a previsão de início era no final deste mês (novembro) / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A remoção do asfalto antigo na Avenida Pinheiro Machado (canal 1), entre a praia e a Floriano Peixoto, sentido praia-Centro, foi iniciada na terça-feira (21). A fresagem antecede a aplicação de novo asfalto, que deverá estar concluída já nesta quinta-feira (23), última etapa das obras nesse trecho, identificado como 9, do projeto de revitalização da Prefeitura, que contempla 2,2 quilômetros da avenida.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Também nesta quinta, começa a fresagem do trecho 1 da Pinheiro Machado, entre a Avenida Presidente Wilson e a Floriano Peixoto, sentido Centro-praia, onde já foram concluídos os reparos pontuais na ciclovia e a construção de guias, sarjetas e dos passeios no padrão Calçada para Todos, iniciados no começo do mês passado.
A renovação asfáltica começa na sequência, com previsão de término no fim de semana. As obras no trecho 1 representam uma antecipação do cronograma, já que a previsão de início era no final deste mês (novembro).
Continua depois da publicidade
Com 174,69 metros de extensão, o trecho 9 já conta com 960m² de passeios no padrão Calçada para Todos e 350m de novas guias e sarjetas, de acordo com Daniel Lugaresi, técnico de obras da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão e acompanhamento das intervenções.
As obras na Pinheiro Machado, iniciadas em agosto, envolvem também melhorias no sistema de drenagem e recomposições pontuais da ciclovia, taludes e muretas do canal.
Tendo em vista sua extensão, a avenida foi dividida em 16 trechos entre os cruzamentos semaforizados e o projeto vem sendo realizado em etapas, minimizando os transtornos para moradores, pedestres e motoristas. No momento, encontram-se em obras cinco trechos.
Continua depois da publicidade
ANDAMENTO
Junto com o trecho 9, que integra a primeira fase de intervenções na Pinheiro Machado, foi iniciada outra frente de trabalho entre as ruas Antonio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia, com 130m, identificado como trecho 8.
Nele, também já foram finalizados o assentamento de novas guias e sarjetas, e a construção dos passeios acessíveis. Faltam apenas acabamentos, fresagem e a renovação asfáltica.
Continua depois da publicidade
As obras também se encontram em andamento nos trechos da Pinheiro Machado entre as ruas Ana Nery e Antônio Bento de Amorim, sentido Centro-praia (trecho 7, com 174,2m), e entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido praia-Centro (trecho 10, 175,24m), iniciadas, respectivamente, em 25 de outubro e 13 de novembro.
ETAPAS
Na sequência, serão atendidos os trechos entre as vias Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (Centro-praia, 6), e Francisco Glicério e João Caetano (praia-Centro, 11). Depois, o segmento entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (5), sentido Centro-praia.
Continua depois da publicidade
Prosseguindo o projeto, as obras envolvem os trechos entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério (Centro-praia, 2), e entre as vias Francisco Glicério e João Caetano (Centro-praia, 3), além das ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (sentido praia-Centro, 13).
Depois, serão beneficiados os trechos 16, entre a Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima (praia-Centro); 14, entre Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral, e 15, entre Álvares Cabral e Antônio Bento de Amorim, ambos no sentido praia-Centro.
O projeto se completa com atendimento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (Centro-praia, trecho 4), e entre a João Caetano e Carlos Gomes (praia-Centro,12).
Continua depois da publicidade
INVESTIMENTO
Com prazo contratual de 22 meses, a expirar no primeiro semestre de 2025, as obras estão a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública.
O investimento é de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual, e o restante, do orçamento municipal.
Continua depois da publicidade