Cotidiano
Ponta-pé inicial para as obras do terminal de passageiros também foi dado; nome de pista inaugurada deve homenagear 'Pai da Manutenção de Aeronaves'
O Aeroporto de Guarujá foi projetado para atender aeronaves do tipo 2C (ATR 72) e contará com pista de 1.390m x 45m / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Uma das obras mais aguardadas do Litoral de São Paulo teve a primeira etapa concluída e apresentada a população na tarde desta segunda-feira (14): a reforma e adequação da pista de pousos e decolagens, as pistas A, B e C de taxiamento e o sistema de drenagem do aeroporto. A entrega foi feita pelo prefeito de Guarujá, Farid Madi, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e demais autoridades.
“A nossa expectativa é receber vôos executivos já nos próximos dias, já para a aviação geral, de companhias aéreas, nós esperamos que seja no próximo ano”, anunciou o ministro Costa Filho. Com mais cautela, o prefeito Farid evitou dar prazos para o início da operação comercial do aeroporto, mas confirmou que vôos particulares poderão usar a nova pista com a devida autorização da Aeronáutica.
Continua depois da publicidade
Além disso, o prefeito de Guarujá também falou sobre os passos para iniciar a segunda parte do projeto: a instalação do terminal de passageiros. “O terminal será instalado próximo a entrada da Base Aérea, com um total de orçamento de R$ 4 milhões, no primeiro momento. Nós já estamos na última fase da implementação, que faz parte de um estudo aéreo, exigência da Infraero, para que a partir daí nós possamos ter a autorização total para funcionamento do aeroporto”, explicou.
O Aeroporto de Guarujá foi projetado para atender aeronaves do tipo 2C (ATR 72) e contará com pista de 1.390m x 45m. O terminal de passageiros terá arquitetura modular, de formato retangular, sendo 495,28 m² de área construída e 286,41m² de área útil. Após o final das obras, o aeroporto deve passar por processo de homologação junto aos órgãos competentes e deverá passar a operar regularmente no início de 2026.
Continua depois da publicidade
Durante a solenidade de entrega, a campanha “Aeroporto Professor Gonçalves” ganhou adeptos. Tanto o prefeito Farid Madi, quanto o ministro Costa Filho manifestaram satisfação em homenagear o professor José Gonçalves dos Santos, considerado o “Pai da Manutenção de Aeronaves”, que já formou mais de mil alunas de aviação.
Em 2023, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa criou um projeto de lei denominando o Aeroporto de Guarujá como Aeroporto Metropolitano de Guarujá Eduardo Sanovicz, ex-presidente da do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) falecido aos 63 anos de idade em setembro daquele ano.
Mas, há seis anos, outro movimento ganhou força em Guarujá com a intenção de homenagear o Professor Gonçalves, com apoio da deputada federal Rosana Valle. Nesta disputa, a candidata do PL levou a melhor. O apoio do ministro, que chegou a vestir a camiseta da campanha, praticamente definiu o nome do local.
Continua depois da publicidade
“É uma justa homenagem que o povo do Guarujá presta ao Professor Gonçalves, uma referência da aviação, alguém que sempre contribuiu para o trabalho de jovens. É fundamental que a gente possa homenagear aqueles que contribuíram com o nosso país”, endossou Costa Filho.