Cotidiano

Novo acesso entre avenidas é liberado e facilita trânsito em Santos

A nova ligação tem como principal objetivo criar um binário entre as avenidas da orla, interligando a Ponta da Praia ao José Menino

Ana Clara Durazzo

Publicado em 11/04/2025 às 09:00

Atualizado em 11/04/2025 às 15:04

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A proposta foi criada pela CET, considerando o avanço do crescimento habitacional da Ponta da Praia / Divulgação/PMS

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A partir desta sexta-feira (11), a Avenida Governador Mário Covas Júnior  terá acesso da pista sentido Praça Gago Coutinho/bacia do Macuco direto para a Avenida Afonso Pena. 

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A liberação da conversão ao trânsito ocorre às 9h. 

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A nova ligação tem como principal objetivo criar um binário entre as avenidas da orla, interligando a Ponta da Praia ao José Menino.

Binário de trânsito é um sistema de vias paralelas que funcionam em sentidos opostos, usado para melhorar a fluidez do tráfego. 

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A proposta foi criada pela CET, considerando o avanço do crescimento habitacional da Ponta da Praia.
Atualmente, o deslocamento dos moradores da área em direção a São Vicente se dá pelo corredor formado pelas avenidas da orla.

Já para a Região Central de Santos, é pela própria orla, que tem acesso a partir da Mário Covas ou, ainda, por essa última via e continuando pela Avenida Sérgio da Costa Matte.

Outro importante objetivo do novo binário,é oferecer uma alternativa para os veículos que chegam a Santos pelo sistema de travessia de balsas e têm como destino São Vicente ou a região intermediária de Santo.

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Outra via que esta constantemente congestionada é a a Régis Bittencourt (BR-116). As prefeituras das cidades localizadas ao longo da rodovia  debatem um projeto das obras das alças de acesso.

Trabalhos

A CET promoveu reuniões com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para aprovação da implantação da abertura na Avenida Mário Covas para o acesso à Afonso Pena.

A obra foi executada pela Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref). O serviço consistiu na abertura do canteiro central da Mário Covas e adequação de geométrico, além da pavimentação no local pela Prodesan.

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Após as obras, a CET instalou semáforos para ordenar a conversão, sinalização vertical, com placas de espera de motos, sentido de circulação, proibido retornar à esquerda, proibido virar à esquerda (caminhões), circulação exclusiva de bicicletas, fiscalização por videomonitoramento; e pintura da horizontal, com faixas de pedestres, ciclovia, setas direcionais, ponto de ônibus, linhas de bordo, espera de motos e linhas seccionadas.

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