Cotidiano

Novas câmeras de monitoramento serão instaladas nesta semana nos morros

A previsão é de que até o dia 19 sejam ativados mais três pontos da cidade, que receberão câmeras de monitoramento OCR, que permitem a leitura de placas de veículos

Publicado em 09/12/2014 às 16:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic), ligado à Secretaria de Gestão (Gestão), programou a instalação de mais sete câmeras de monitoramento em cinco locais diferentes do município, três delas nas subidas de três morros. O órgão aguarda um sinalização positiva da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), responsável pelas ligações elétricas, para concretizar a operação ainda nesta semana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o Detic, os locais contemplados serão o Morro São Bento (1), saída do Túnel Rubens Ferreira Martins, no sentido praia-Centro (1), subida do Morro José Menino (1), subida do Morro do Marapé, no cruzamento entre as ruas Moura Ribeiro e Carvalho de Mendonça (1), e no bairro da Aparecida, nas imediações do condomínio Jaú (3).

A previsão é de que até o dia 19 sejam ativados mais três pontos da cidade, que receberão câmeras de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que permitem a leitura de placas de veículos, ajudando a detectar veículos envolvidos em roubos, furtos e sequestros: Ponta da Praia, na travessia da balsa Santos-Guarujá; na divisa Santos-São Vicente (praia); e na entrada da cidade pela Rodovia Anchieta, na direção das Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, totalizando aproximadamente 41 câmeras de OCR, juntamente com 15 câmeras fixas de apoio ao monitoramento.

O Morro do São Bento receberá câmeras de monitoramento (Foto: Matheus Tagé/DL)

Continua depois da publicidade

Segurança 

Este ano, o município chegou à marca de 360 câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM). Nos últimos meses, 70 foram instaladas em pontos estratégicos de diversos bairros, na região central e no perímetro da Praça Mauá. Dessas, dez também contemplam o Museu Pelé e entorno, no Valongo.

Até o fim do 1º semestre de 2015, a previsão é que a cidade conte com 522 equipamentos, totalizando cerca de R$ 10,5 milhões de recursos provenientes de verbas municipais (próprias e de emendas parlamentares de vereadores), estaduais e federais.

Continua depois da publicidade

Auxiliando na prevenção e combate ao crime, e no monitoramento do trânsito, estão espalhadas em áreas com maior concentração de pessoas, importantes vias de acesso à entrada da cidade e de fluxo considerável, locais com índices de violência, corredores comerciais e equipamentos públicos.

Ocorrências

Casos de furto, roubo, assistência à população em situação de rua, entorpecente, animais na faixa de areia e prática esportiva em local ou horário impróprio estão entre as cenas captadas. São quase 50 mil ocorrências já registradas desde quando as câmeras começaram a ser instaladas, no fim de 2006.

Continua depois da publicidade

O SIM fica no paço, funciona 24h e tem a atuação de guardas municipais, guardiões cidadãos, policiais militares e agentes da CET. Denúncias: 153 e 0800 177766 (gratuitos).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software