Continua depois da publicidade
As obras da nova sede da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), no bairro do Jabaquara, em Santos, que deveriam ter sido entregues em setembro de 2012, têm previsão para conclusão. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Cascione, garante que o equipamento entrará em funcionamento no final de junho.
A informação foi revelada ontem ao Diário do Litoral, antes de audiência pública que tratou sobre o tema na Câmara de Santos. O principal motivo do atraso na entrega do equipamento, segundo Cascione, foi o serviço mal feito na Administração anterior, quando o prefeito era João Paulo Tavares Papa (à época do PMDB, hoje PSDB). Os reparos do que já haviam sido construído custaram ao Município R$ 100 mil a mais do orçamento inicial.
“O projeto foi mal feito, precisando de uma série de modificações para atender as exigências do atendimento veterinário”, diz o secretário de Meio Ambiente. Entre as alterações, ele aponta problemas no canil, como a falta de cobertura para a proteção de chuvas; construção de área para soltura dos animais; e grades de proteção laterais, para evitar fugas.
Ontem, o Diário do Litoral esteve no local onde será abrigada a nova sede, no Bairro Jabaquara. Logo na entrada, nota-se que o equipamento ainda está em obras. Tijolos e outros materiais de construção estão espalhados pela área.
Continua depois da publicidade
Um dos trabalhadores da obra disse à Reportagem que a construção está em sua fase final. Segundo ele, falta apenas embutir algumas partes da tubulação e finalização de acabamentos.
Recurso
Continua depois da publicidade
Ainda segundo Cascione, outro fator que colaborou para o atraso da construção da Codevida foi a falta de recursos destinados para a obra. O secretário afirma que não foi discriminada verba no orçamento de 2013 para a complementação dos trabalhos. “No orçamento do ano passado para esse ano, já aprovado nessa gestão (governo do prefeito Paulo Alexandre Barbosa), foi feita a previsão dessas despesas e consequentemente a gente está conseguindo terminar a obra. Se tudo der certo, até o fim de junho”, ressalta.
Protesto
Desde agosto do ano passado um cartaz compõe a decoração do Plenário Oswaldo de Rosis, onde são realizadas as sessões da Câmara Municipal. Usado como instrumento de cobrança à Prefeitura, o banner aponta o atraso nas obras da nova sede da Codevida.
Continua depois da publicidade
O protesto em forma de cartaz no plenário é iniciativa do vereador Benedito Furtado (PSB), que está revoltado com a situação. Apoiador de causas a favor dos animais, ele enviou requerimento ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em sessão na última semana, mais uma vez pedindo providências.