Cotidiano
Lançamento da obra histórica de Benedito Calixto será no Gabinete de Leitura, dia 1º de março, a partir das 15 horas, no centro em Itanhaém
Obra histórica de Benedito Calixto ficou 130 anos sem ter uma segunda edição / Arquivo Nacional/Reprodução
Continua depois da publicidade
A nova edição do livro “A Vila de Itanhaém”, do pintor e historiador Benedito Calixto, acontece no próximo dia 1º de março, às 15 horas, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, em Itanhaém. O objetivo é celebrar a nova edição desta obra histórica que ficou 130 anos sem ter uma segunda edição.
Aberto ao público, o evento deve reunir convidados ilustres para prestigiar esse lançamento da nova edição da obra de Calixto.
Continua depois da publicidade
Organizado pela Noz Editora e o Gabinete de Leitura, o evento será coordenado pelo editor da obra Gustavo da Mota. Ele é autor e professor, formado em Letras e membro efetivo da Academia Itanhaense de Letras (AIL). E é o organizador do Clube de Escrita “Nós de Itanhaém”.
“Vamos celebrar esse resgate da história e da identidade cultural de Itanhaém”, destaca Mota.
Gustavo da Mota explica que o livro “A Vila de Itanhaém” é uma obra que descreve as raízes históricas e culturais da Cidade escrita em 1895, pelo renomado pintor e historiador caiçara Benedito Calixto de Jesus.
Continua depois da publicidade
Na programação também terá uma breve palestra sobre o processo de edição da obra e um bate papo com o editor. Além de música da época, ao vivo, apresentada pelo músico Paulo Bocatto e a venda direta de exemplares
Mota revela que o livro será lançado ainda nas cidades de São Vicente e em Santos, com datas a definir.
Obra histórica
Em “A Vila de Itanhaém”, Benedito Calixto resgata narrativas esquecidas, documentos inéditos e imagens históricas que revelam a formação da Cidade desde os tempos coloniais.
Continua depois da publicidade
O livro, de 247 páginas, 204 notas de rodapé e ilustrações do acervo de Benedito Calixto, é um tributo à paixão do autor por preservar a memória local.
Aborda temas como ocupação e povoações indígenas, a fundação da Vila, tradições culturais e religiosas e personalidades marcantes na época.
Mota lembra que a nova edição traz ainda, como novidade, a atualização ortográfica do texto, além de oferecer uma pesquisa sobre um documento transcrito por Calixto, o qual demonstra os volumes da antiga biblioteca do Convento Nossa Senhora da Conceição.
Continua depois da publicidade
Através da pesquisa feita pela edição, encontrou-se mais informações sobre autores e títulos de obras que Calixto, por ter vivido em outra época tecnológica, não tinha como conhecer.
Benedito Calixto de Jesus foi um renomado pintor, historiador e fotógrafo brasileiro. É reconhecido por suas obras que retratam paisagens, cenas históricas e costeiras do Brasil.
Nascido em Itanhaém, no dia 14 de outubro de 1853, no litoral de São Paulo, Calixto iniciou sua carreira como decorador e fotógrafo antes de se dedicar integralmente à pintura.
Continua depois da publicidade
Autodidata em seus primeiros anos, Calixto aprimorou seus estudos artísticos na Europa, onde frequentou a Académie Julian, em Paris, na década de 1880.
Calixto faleceu em São Paulo, aos 74 anos, deixando um legado que mistura arte e documentação histórica.
Seus trabalhos estão em acervos de diversos museus, como o Museu Paulista (Ipiranga) e o Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outros no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O valor da obra é de R$ 50,00. Interessados em adquirir o título podem comprar no próprio evento de lançamento ou, posteriormente, nas lojas da UIClap e na Amazon.
O lançamento acontece no dia 1º de março, às 15 horas, no Gabinete de Leitura, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no centro de Itanhaém. A entrada é gratuita.