Cotidiano
Foram identificados o agente infeccioso norovírus nos testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas dos passageiros
Ainda foram coletadas amostras de água e alimentos no interior da embarcação / Divulgação/MSC Cruzeiros
Continua depois da publicidade
Identificado recentemente no litoral de São Paulo, principalmente na Baixada Santista, o norovírus foi detectado em 100 passageiros de um navio de cruzeiro de luxo.
Na última sexta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou o surto a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa.
Continua depois da publicidade
De acordo com a agência, o navio registrou 127 casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) dentre 6.293 passageiros (mais de 2% do total), o que atende ao critério para definição de surto do item 3.1.3 do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros.
A Anvisa informou em nota, ainda, que os casos de DDA ocorreram durante um cruzeiro iniciado em 11/01 e que se encerrou em 18/01 na cidade de Santos (SP). O navio seguiu viagem.
Continua depois da publicidade
Foram identificados o agente infeccioso norovírus nos testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas dos passageiros. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa e através de contato com superfícies contaminadas.
Em Santos, a equipe da Anvisa, juntamente com agentes da Secretaria de Saúde do município, realizou no dia 18 de janeiro uma investigação complementar a bordo e coletou amostras adicionais em tripulantes para confirmar o agente infeccioso.
Ainda foram coletadas amostras de água e alimentos no interior da embarcação.
Continua depois da publicidade
Foram também verificadas as medidas de controle para o vírus, como isolamento dos passageiros com sintomas e orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies.
A Secretaria de Saúde de Santos informou que os tripulantes foram isolados no navio e estão com quadro geral estável, assistidos pela equipe médica da MSC. O navio tomou todas as medidas sanitárias necessárias, de acordo com a pasta.
Em nota, a MSC Cruzeiros declarou que após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, foram adotadas todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo.
Continua depois da publicidade
A empresa está monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificaram os
procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio.
Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais.