Cotidiano

Nordestinos são reconhecidos no ‘Danado de Bom’

As quatro personalidades cubatenses juntam-se ao grande homenageado da Festa, Luiz Gonzaga

Publicado em 24/10/2014 às 11:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Com o forró como pano de fundo, os quatro moradores de Cubatão com forte ligação com o Nordeste homenageados em 2014 pelo Festival Danado de Bom, foram recebidos no gabinete da prefeita Marcia Rosa (PT). Chico da Adega, Dona Gildete, Doge e Ceará são legítimos representantes de um povo batalhador que escolheu Cubatão para viver.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Esses quatro nordestinos-cubatenses – como eles mesmos costumam se definir - juntam-se ao grande homenageado do Festival, Luiz Gonzaga, para celebrar suas raízes. Esta é a segunda vez que nordestinos radicados na cidade recebem homenagens durante a festa. A ideia é agradecer essas pessoas, bastante conhecidas em Cubatão, por toda dedicação e comprometimento com o município.

Eles representam um povo lutador e expressivo: de acordo com estimativas da Prefeitura, 60% dos moradores de Cubatão vieram ou descendem da região Nordeste. Graças a eles e outros tantos, cujos pais também chegaram por aqui em busca de oportunidades, a cidade é a mais nordestina da Baixada Santista.

 Homenageados participaram de cerimônia (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Visivelmente emocionados, os homenageados receberam certificados das mãos da prefeita Marcia Rosa, que fez questão de destacar a importância da homenagem: “A Cubatão que conhecemos hoje foi construída, em grande parte, pelas mãos do povo nordestino. O Festival destaca essa alegria nordestina e o sentimento dessas pessoas de pertencerem ao Nordeste, ainda que estejam no Sudeste. Fico feliz em ver que tanta gente escolheu Cubatão com o coração para morar, criar seus filhos e prosperar”.

O músico, cantor e ator Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga nos cinemas, fez questão de estar presente na homenagem. Ele destacou a felicidade de cantar as músicas do Rei do Baião na abertura do Festival Cubatão Danado de Bom, no dia 13 de novembro. Será o primeiro show do evento. “Cantar as alegrias e tristezas do nordestino é minha missão. Desejei muito participar desse evento que torna Cubatão a cidade mais nordestina fora do Nordeste”, disse o artista. O evento terminou em clima de saudade e felicidade, com Chambinho e seu acordeon, cantando clássicos de Gonzagão como “Xodó” e o hino do sertão, “Asa Branca”. 

Festival será realizado entre dias 13 e 16 de novembro

Continua depois da publicidade

O Festival Danado de Bom, que este ano ocorre de 13 a 16 de novembro, no Kartódromo Municipal, terá shows de grandes nomes da música brasileira como Fagner, Pitty, Tribo de Jah, Magníficos, Rapadura Xique-Chico. Contará, também, com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com direito a um museu com objetos usados por Gonzagão. O neto dele, Daniel Gonzaga, também vai participar do Festival. Além de música, o Danado de Bom terá muita gastronomia, com uma praça de alimentação de 1.300m², e uma cidade cenográfica com casinhas retratando uma vila matuta, onde as pessoas poderão entrar e tirar fotos.

Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival, que tem o apoio de grandes empresas da região, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e já está se consolidando como a maior festa nordestina fora do Nordeste - as duas edições anteriores somaram um público de 115 mil pessoas. A expectativa da organização este ano é atrair cerca de 75 mil pessoas ao local nos quatro dias de evento.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software