Continua depois da publicidade
O nome oficial do novo líder da Igreja é simplesmente papa Francisco, sem o número romano indicando que ele é o primeiro pontífice com esse nome, informa o Vaticano. O padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, procurou a imprensa para esclarecer qualquer possível confusão.
Lombardi observou que o cardeal Jean-Louis Tauran, ao anunciar o nome ao mundo, disse somente "Francisco". O nome também será grafado sem o numeral romano nos documentos oficiais, prosseguiu o padre.
"Ele se tornará Francisco I somente depois que houver um Francisco II", explicou o porta-voz Vaticano.
Bergoglio é primeiro papa a evocar Francisco de Assis
Continua depois da publicidade
Francisco, o nome escolhido pelo novo papa, é um venerado santo italiano identificado com a paz, a pobreza e um estilo de vida simples. Ao argentino Jorge Bergoglio é o primeiro pontífice a adotar o nome Francisco, o jovem de Assis que renunciou à riqueza e fundou a ordem dos franciscanos em 1290.
A escolha pode ser um indício de que a prioridade do papa será trazer de volta a serenidade em um momento conturbado para a Santa Sé. Reza a tradição católica que São Francisco de Assis foi chamado por Deus para reparar uma igreja em ruínas.
Continua depois da publicidade
A escolha do nome de um santo patrono italiano também conecta o novo papa à Itália, de onde saíram todos os papas dos últimos séculos até 1978. As informações são da Associated Press.