Cotidiano

No litoral de SP, só São Vicente concede passe livre para quem vai fazer o Enem

Os candidatos terão direito ao recurso para ida das 9 às 13 horas, e, para volta, das 18 às 22 horas

Carlos Ratton

Publicado em 02/11/2024 às 07:00

Atualizado em 03/11/2024 às 08:32

Compartilhe:

A ideia busca auxiliar os jovens e adultos que precisam de suporte / Divulgação

Dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista somente São Vicente irá conceder transporte municipal gratuito (passe livre) nos domingos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - 3 e 10 de novembro. Os candidatos terão direito ao recurso para ida das 9 às 13 horas, e, para volta, das 18 às 22 horas. O benefício foi em parceria com a empresa SOU.

A ideia busca auxiliar os jovens e adultos que precisam de suporte para dedicação aos seus estudos.  

“Sabemos que muitos jovens ainda não têm a estrutura financeira necessária para que possam se dedicar exclusivamente aos estudos. Na nossa gestão, a educação é prioridade. Tudo que pudermos fazer para melhorar essas condições, faremos", explica o prefeito Kayo Amado. 

Para utilizar o direito à passagem gratuita é necessário apresentar o comprovante de inscrição do ENEM em formato digital ou impresso e documento de identidade com foto. 

Esforço

Esta semana, representantes do Centro dos Estudantes de Santos (CES) iniciaram uma maratona visando sensibilizar as prefeituras. O CES protocolou formalmente pedidos em Santos e São Vicente. Algumas disseram que não foram procuradas e, por isso, não analisaram o pedido. 

Na Baixada Santista, mais de 11 mil estudantes irão realizar a prova. Nos últimos anos o número de busca pela realização do Enem tem diminuído. 
Os estudantes apontam que existe dificuldade de pagar a passagem para ir ao local da prova que raramente ficam perto dos locais onde moram, na cidade de Santos, nenhum ponto fica localizado na Zona Noroeste.

No Brasil, cerca de 48% dos estudantes faltantes não realizam o exame por dificuldades financeiras. Eliminar a barreira do pagamento do deslocamento assegura que qualquer estudante possa prestar o vestibular, independente da sua situação financeira. 

Para Mateus Café, presidente do Centro dos Estudantes de Santos (CES), esse tipo de política reflete um compromisso com a democratização do acesso à educação, com o bem-estar da juventude e com a valorização da educação.

“Seria um importante passo para um futuro onde cada estudante tenha a chance de realizar seu sonho e contribuir com o desenvolvimento do País”, finaliza Café. 

Enem

O foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, da natureza e matemática, que, ao todo, somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tecnologia

Cansado das operadoras? Saiba como pedir a internet de Elon Musk na sua casa

A Starlink oferece o serviço via satélite e quer mais clientes no país

Diário Mais

Cidade do interior de SP é famosa por possuir águas medicinais que curam doenças: veja

Uma das atrações turísticas da cidade é a qualidade de suas águas medicinais, responsáveis por curar diversas doenças

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter