Cotidiano

Nível do Cantareira cai 0,1% em São Paulo e chega a 15,1% da sua capacidade

Desde a última segunda-feira (4), o manancial vinha mantendo estabilidade, mesmo com pouca chuva

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/05/2015 às 12:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O nível do sistema Cantareira de abastecimento de água caiu, de ontem para hoje (9), 0,1% de sua capacidade, que agora está em 15,1%, percentual que indica a quantidade de água presente no manancial em relação ao total possível de ser armazenado, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde a última segunda-feira (4), o Cantareira vinha mantendo estabilidade, mesmo com pouca chuva. No entanto, ontem recuou 0,1%, a mesma variação de hoje. A pluviometria (quantidade de chuva) acumulada no mês está em 6,7 milímetros (mm) e a média histórica para todo o mês é 78,2 mm.

Os dados da Sabesp apontam um déficit de 9,7% (ou 95,2 milhões de metros cúbicos) para atingir o nível do ponto inicial da água armazenada acima das comportas, o que permitiria as retiradas por meio de gravidade.

Nos demais sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, houve elevação no nível dos reservatórios do Alto Tietê, que passou de 22,5% ontem para 22,6% hoje; do Rio Grande (de 94,6% para 94,8%); e do Rio Claro (de 52,3% para 52,6%). O nível do sistema Guarapiranga caiu de 81,1% para 80,9%; e o do sistema Alto Cotia ficou estável em 65,3%.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo,  há previsão de chuvas, a partir de amanhã, que devem beneficiar os sistemas produtores de água que abastecem a Grande São Paulo e capital. A partir da tarde deste domingo, nuvens carregadas,  vindas do interior do estado, provocarão chuva com até forte intensidade, inclusive no período da noite. O potencial para formação de alagamentos é elevado.

O nível do sistema Cantareira de abastecimento de água caiu, de ontem para hoje (9), 0,1% (Foto: Divulgação/Sabesp)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software