Continua depois da publicidade
Atual responsável por atender o maior número de pessoas na capital paulista e na Grande São Paulo, o Sistema Guarapiranga voltou a subir neste sábado, marcando o nono dia seguido de alta. Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas na região, o manancial opera com 78,5% da capacidade, ante 78,3% ontem, de acordo com boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Antes de iniciar a sequência de altas, o sistema, responsável por abastecer 5,8 milhões de habitantes, havia ficado 51 dias sem registrar aumento em seu volume.
Já o nível do Cantareira, responsável por abastecer 5,2 milhão de usuários, ficou estável em dois dos três cálculos divulgados pela Sabesp, mesmo após chuva de 0,1 milímetro na região. Em um dos índices, o nível permaneceu em 19,6%. Considerando o índice negativo do sistema, que ainda não chegou ao volume útil, o reservatório continuou em -9,7% neste sábado. Já pelo terceiro cálculo, que leva em conta o volume armazenado dividido pelo volume útil somado às duas cotas do volume morto, o nível caiu para 15,1%, ante 15,2% ontem.
Outros mananciais
Continua depois da publicidade
Entre os outros quatro sistemas monitorados pela Sabesp, dois registraram queda no volume e outros dois operam com a mesma capacidade de sexta-feira. No Alto Tietê, o volume caiu 0,1 ponto porcentual, para 20,3%, mesmo após precipitação de 0,1 milímetro na região. No Rio Grande, o nível passou de 93% para 92,7%. Nos sistemas Rio Claro e Alto Cotia, o nível dos reservatórios ficou estável em 74,1% e 66%, respectivamente, apesar de ter chovido 0,2 milímetro nos dois mananciais nas últimas 24 horas.
Continua depois da publicidade