Todo esse "mar de preocupação" é fruto das diversas mudanças climáticas / Foto de Raul Ling/Pexels
Continua depois da publicidade
O avanço do mar é uma preocupação real. A cada dia, novos estudos colocam em xeque as praias e a qualidade de vida nas cidades do litoral. Agora, a Nasa indicou praias e municípios que podem sofrer com esse fenômeno natural.
Em suma, essa grande teia de preocupações atinge áreas costeiras brasileiras, incluindo grandes capitais, como Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Todo esse "mar de preocupação" é fruto das diversas mudanças climáticas. Atualmente, vivemos um período marcado pelo derretimento das calotas polares e pela expansão das águas oceânicas.
Além da preocupação com os aspectos ambientais, os danos econômicos também preocupam as autoridades.
Continua depois da publicidade
Técnicas de controle já estão sendo aplicadas. O termo estrangeiro "ecobags" é usado para definir os sacos de areia utilizados como contenção. Também existem barreiras naturais, como recifes e manguezais, que ajudam a reduzir os impactos do avanço do mar.
Já imaginou nunca mais ter a chance de visitar a sua praia do coração? Infelizmente, isso pode acontecer e muito em breve.
A informação foi divulgada no Mapa de Risco à Erosão Costeira do Estado de São Paulo, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) em 2017. O estudo catalogou as faixas de areia e os locais que podem ser invadidos pelo fenômeno natural.
Continua depois da publicidade
Somado ao estudo, como já mencionado, a Nasa também preparou uma lista com as cidades mais afetadas.
As principais regiões estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Amapá e Maranhão.
Entre as áreas citadas, destacam-se: a Ilha do Governador, o litoral paulista, Pelotas, Porto Alegre e os Lençóis Maranhenses.