Cotidiano

Município participa de Seminário de Gestão de Arborização Urbana em São Paulo

A questão do planejamento urbano e das ferramentas tecnológicas utilizadas no processo foram colocadas em pauta

Publicado em 14/07/2015 às 11:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Cerca de 300 representantes de 110 prefeituras do Estado de São Paulo estiveram no seminário ‘Desafios da Gestão de Arborização Urbana’, que foi realizado no dia 2 de julho, no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo. Guarujá participou do seminário, pois realiza o Programa Município Verde Azul, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração de ações com diretrizes sustentáveis.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Município integrou o seminário, também, para conquistar financiamento para arborização da Cidade. Atualmente, Guarujá conta com a Lei de Arborização Urbana 161/2014, e posta em vigor no ano seguinte. Entende-se por Arborização Urbana toda a cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação ocupa, basicamente, três espaços distintos: as áreas livres de uso público e potencialmente coletivas; as áreas livres particulares e acompanhando o sistema viário.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessora de Planejamento Estratégico Ambiental, Maíra Garcia Malagutti, a participação no seminário foi determinante para a Cidade progredir na questão ambiental. “Fomos buscar tecnologia e instrumentos para gestão de arborização urbana para melhoria na Cidade e contar pontos no programa, visando conquistar o selo do Município Verde Azul”, disse.

O Seminário – O evento foi uma parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com o Programa Município VerdeAzul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o objetivo de discutir o planejamento da arborização urbana e as ferramentas e tecnologias para sua gestão.

Continua depois da publicidade

O Seminário contou com a participação de profissionais experientes em arborização urbana, bem como com professores e pesquisadores do IPT. Juliana Avellar, coordenadora do Programa VerdeAzul, explicou que a iniciativa viabiliza o compartilhamento do conhecimento técnico para a gestão ambiental dos municípios. Os demais palestrantes ressaltaram a importância da arborização para os municípios, apresentando casos específicos e enfatizando a necessidade de desenvolver conceitos, instrumentos e estratégias de gestão ambiental urbana.

Outro tema abordado foi sobre as possibilidades de financiamento para projetos de arborização, assunto que foi explanado pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Fernando Landgraf. O mesmo citou que 92 cidades do estado de São Paulo e 37 de outros estados foram atendidas pelo IPT no ano de 2014, principalmente em serviços de assessoria e consultoria. Para colocar à disposição as capacitações técnicas alcançadas nos 116 anos de existência da instituição, Landgraf detalhou, ainda, as soluções que podem aumentar a aproximação entre o Instituto e os municípios.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software