Continua depois da publicidade
Cerca de 300 representantes de 110 prefeituras do Estado de São Paulo estiveram no seminário ‘Desafios da Gestão de Arborização Urbana’, que foi realizado no dia 2 de julho, no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo. Guarujá participou do seminário, pois realiza o Programa Município Verde Azul, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração de ações com diretrizes sustentáveis.
O Município integrou o seminário, também, para conquistar financiamento para arborização da Cidade. Atualmente, Guarujá conta com a Lei de Arborização Urbana 161/2014, e posta em vigor no ano seguinte. Entende-se por Arborização Urbana toda a cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação ocupa, basicamente, três espaços distintos: as áreas livres de uso público e potencialmente coletivas; as áreas livres particulares e acompanhando o sistema viário.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessora de Planejamento Estratégico Ambiental, Maíra Garcia Malagutti, a participação no seminário foi determinante para a Cidade progredir na questão ambiental. “Fomos buscar tecnologia e instrumentos para gestão de arborização urbana para melhoria na Cidade e contar pontos no programa, visando conquistar o selo do Município Verde Azul”, disse.
O Seminário – O evento foi uma parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com o Programa Município VerdeAzul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o objetivo de discutir o planejamento da arborização urbana e as ferramentas e tecnologias para sua gestão.
Continua depois da publicidade
O Seminário contou com a participação de profissionais experientes em arborização urbana, bem como com professores e pesquisadores do IPT. Juliana Avellar, coordenadora do Programa VerdeAzul, explicou que a iniciativa viabiliza o compartilhamento do conhecimento técnico para a gestão ambiental dos municípios. Os demais palestrantes ressaltaram a importância da arborização para os municípios, apresentando casos específicos e enfatizando a necessidade de desenvolver conceitos, instrumentos e estratégias de gestão ambiental urbana.
Outro tema abordado foi sobre as possibilidades de financiamento para projetos de arborização, assunto que foi explanado pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Fernando Landgraf. O mesmo citou que 92 cidades do estado de São Paulo e 37 de outros estados foram atendidas pelo IPT no ano de 2014, principalmente em serviços de assessoria e consultoria. Para colocar à disposição as capacitações técnicas alcançadas nos 116 anos de existência da instituição, Landgraf detalhou, ainda, as soluções que podem aumentar a aproximação entre o Instituto e os municípios.
Continua depois da publicidade