Cotidiano
Voltado às mulheres que atuam como liderança nas mais diversas áreas, o projeto desenvolvido pela Prefeitura tem como objetivo preparar mulheres para orientação dos munícipes em suas comunidades; solenidade acontece na próxima quarta-feira, 23, no Paço Mo
Continua depois da publicidade
O curso de Promotoras Legais Populares (PLP), conhecido nacionalmente como PLPs, vai formar sua primeira turma em Guarujá. A cerimônia acontece na quarta-feira 23, às 17 horas, na Sala de Reuniões do Gabinete, no Paço Moacir dos Santos Filho. O curso, que contou com palestras nas áreas da saúde, direitos humanos, combate ao racismo, sexualidade e lei Maria da Penha, capacitou mulheres entre 30 e 65 anos para a orientação sobre seus direitos e acesso a serviços públicos.
A iniciativa foi conduzida pela Secretaria Municipal Executiva de Coordenação Governamental, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres. Durante três meses, 12 líderes de comunidades ligadas a saúde, educação, direitos da pessoa com deficiência, igualdade racial e da juventude feminista, além de funcionárias dos Centro de Referência Especializada e Assistência Social (Creas), receberam orientação sobre direitos e serviços de diversas áreas públicas. Dividido em seis módulos, o curso teve o planejamento familiar como um dos principais assuntos abordados nas aulas.
Continua depois da publicidade
Segundo a assessora de Políticas Públicas para Mulheres, Eugenia Lisboa, com o decorrer das aulas as alunas puderam expor e discutir situações de suas comunidades que, sem o conhecimento obtido no curso, não poderiam ajudar a resolver. “Com essas informações, elas serão multiplicadoras e comunicadoras de direitos e serviços”, conclui Eugenia.
O Promotoras Legais Populares é um projeto da Prefeitura, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal Executiva de Coordenação Governamental, na Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio do Conselho Municipal da Condição Feminina.
Continua depois da publicidade