Continua depois da publicidade
Tradicional dia para colocar a casa, as compras ou a beleza em dia, este sábado (8) também serviu para cuidar da saúde do bichinho de estimação. Muitos munícipes aproveitaram os nove postos de vacinação contra a raiva animal, montados pela prefeitura, e levaram seus cães e gatos para se imunizarem.
Na unidade municipal de ensino Ayrton Senna (Campo Grande), 17 animais foram vacinados em menos de uma hora de atendimento. Entre eles estava a Lili, poodle de 2 anos do munícipe Domingos Almeida, 48, morador do Marapé. “É o segundo ano que ela é vacinada. É um cuidado que é preciso para não pegar a doença”.
A dona de casa Eliana Salgado, 57, e sua sogra Norma Alves, 78, moradoras do Campo Grande, estavam com as suas respectivas gatinhas, Magali e Mimi. A primeira de 6 anos e a segunda de 2. “Todo ano eu vacino e assim fico mais segura. Ela é meu único animal, é o xodozinho da casa”, diz Eliana. “É ótimo ter um posto assim pertinho de casa”, complementa Norma.
A campanha de vacinação contra a raiva animal, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é voltada para cães e gatos e segue até 13 de dezembro. Até lá, todos os sábados são montados postos, das 9h às 16h, em clubes e escolas municipais e estaduais nos bairros.
Continua depois da publicidade
Durante a semana, os munícipes podem levar os animais na sede da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), à avenida Pinheiro Machado, 580 (Marapé). O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, e às terças e quintas, das 13h às 17h. A meta é vacinar 24.719 cães e 5.945 gatos, ou 80% das populações desses animais do município.