Continua depois da publicidade
A jornada dupla, às vezes tripla, já não assusta mais aquelas que um dia foram chamadas de sexo frágil. Hoje, as mulheres não apenas vão à luta no campo profissional - muitas vezes tendo de conciliar com a vida doméstica - como também estão tomando conta do “próprio nariz”. As mulheres empreendedoras são uma prova disso e em Praia Grande representam 59% da carteira ativa de clientes do Banco do Povo Paulista.
A instituição é vinculada á Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) e conta atualmente com 227 contratos ativos. Destes, 134 foram firmados por mulheres.
De acordo com o coordenador do Banco do Povo da Cidade, Rodrigo Carlo Volante, entre as principais ocupações estão as cabeleireiras, as costureiras, as vendedoras e as confeiteiras. “Elas conseguiram conquistar um espaço no mercado de trabalho e decidiram se profissionalizar, fazer do “bico” um grande negócio”.
Assim está sendo com a confeiteira Perciliana Nogueira Neta, de 53 anos e que há 20 trabalha com doces e salgados caseiros. Ela conta que já fez dois empréstimos no Banco do Povo para a compra de matéria-prima e alguns utensílios. “Estou na última prestação do segundo empréstimo e já estou pensando no próximo”.
Continua depois da publicidade
A intenção é comprar um forno industrial, aumentar ainda mais a produção e, em pouco tempo, montar uma microempresa. “Meus filhos estão criados e muito do que tenho hoje, como minha casa e meu carro, eu consegui trabalhando em casa. O Banco do Povo ajudou na realização desse sonho”.
A secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) divulgou esta semana que nos últimos doze meses, 51,2% dos empreendedores que procuraram uma das agências do Banco do Povo Paulista espalhadas pelo Estado de São Paulo são mulheres. Elas foram responsáveis por aproximadamente R$ 100 milhões emprestados pelo Banco do Povo no período.
Continua depois da publicidade
Recentemente, a taxa de juros da instituição caiu de 0,5% ao mês para 0,35%.
Esta semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Banco do Povo de Praia Grande participará de duas ações realizadas pela ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) com orientações sobre o serviço. Uma delas será no dia 08 de março, das 8h30 às 15h30, no Conviver Ocian (Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Vicente de Carvalho, no Bairro Ocian); e a outra, no dia 11 de março, na Delegacia de Defesa da Mulher (ao lado da delegacia-sede, no bairro Tupi), das 9 às 16 horas.
O Banco do Povo de Praia Grande funciona na Sedettra, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, bairro Quietude, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone para outras informações é 3491-6305.
Continua depois da publicidade