Continua depois da publicidade
Uma adolescente suicida se explodiu e matou outras sete pessoas neste sábado em um ponto de ônibus movimentado na cidade de Damaturu, na Nigéria. O incidente é o mais recente de uma série de atentados feitos por extremistas do Boko Haram na última semana.
Segundo o diretor médico do Estado de Yobe, Garba Musa Fika, trinta e três pessoas ficaram gravemente feridas e passam por tratamento. Sete pessoas estão em situação crítica e correm o risco de morrer se não forem transferidas para hospitais especializados, segundo um enfermeiro que não quis se identificar. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.
Continua depois da publicidade
O ataque ocorre duas semanas após o Exército da Nigéria afirmar que destruiu 20 campos de insurgentes e libertou 700 mulheres e crianças sequestradas na floresta Sambisa. Em retaliação, centenas de militantes tentaram atacar a maior base militar do país na noite da quarta-feira, mas foram repelidos pelas tropas do governo. Na sexta-feira, o Boko Haram retomou a cidade de Marte, segundo autoridades nigerianas.
Milhares de pessoas já morreram no levante, que já dura seis anos - 10 mil delas somente em 2014. Mais de 1,5 milhão de pessoas tiveram de deixar seus lares para fugir do conflito, e muitas cruzaram a fronteira da Nigéria para viver em outros países.
Continua depois da publicidade