Cotidiano

Mudança nos EUA não atrapalhará Brasil, diz Coutinho

Na avaliação do presidente do BNDES, a reversão dos fluxos de capital mais especulativo acaba tendo efeito saudável para os países emergentes. "Tira a pressão que apreciava a taxa de câmbio", disse

Publicado em 11/10/2013 às 14:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A mudança da política monetária dos Estados Unidos não deve comprometer o financiamento do investimento no Brasil, avalia o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. "A reversão está ocorrendo nos recursos de curto prazo. Esse hot money não vem para o investimento de longo prazo", disse. Coutinho participou, nesta sexta-feira, 11, de mesa redonda no encontro anual do Institute of International Finance (IIF), formado por bancos mundiais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na avaliação do presidente do BNDES, essa reversão dos fluxos de capital mais especulativo acaba tendo efeito mais saudável para os países emergentes. "Tira a pressão que apreciava a taxa de câmbio", disse, destacando que os países com déficits maiores em conta corrente acabaram sendo aqueles com maior desvalorização das moedas.

A liquidez mundial, afirmou Coutinho, vai caminhar para níveis mais normais, em um cenário onde o crescimento mundial será mais balanceado e a China não vai provocar altas demasiadas nos preços internacionais das commodities. No caso do Brasil, a taxa de câmbio ficou mais favorável para apoiar a expansão das exportações.

"Estamos em um momento de transição importante, tem mais volatilidade, mas acredito que a volatilidade será cadente e os ajustes que virão serão mais saudáveis que os ajustes anteriores", concluiu o presidente do BNDES.

Continua depois da publicidade

 A mudança da política monetária dos Estados Unidos não deve comprometer o financiamento do investimento no Brasil, avalia o presidente do BNDES (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software