Cotidiano

Muçulmanos iniciam hoje peregrinação para Meca

Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, em meio à guerra da Arábia Saudita no Iêmen e no momento em que aumenta a violência jihadista em alguns países muçulmanos

Publicado em 22/09/2015 às 16:46

Compartilhe:

Milhares de muçulmanos começam hoje a se deslocar para o vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.

Este ano, a peregrinação para a cidade santa é marcada pela tragédia ocorrida há dez dias, após um acidente com uma grua (equipamento usado em obras), que caiu no interior da grande mesquita de Meca e causou a morte a 107 pessoas e ferimentos em 238.

Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, em meio à guerra da Arábia Saudita no Iêmen e no momento em que aumenta a violência jihadista em alguns países muçulmanos.

Milhares de muçulmanos começam hoje a se deslocar para o vale de Mina, em Meca (Foto: AP)

Anteriormente marcada por tumultos e incêndios que mataram centenas de pessoas, a peregrinação tem ocorrido sem incidentes na última década, depois de melhorias na segurança.

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos a fazem pelo menos uma vez na vida.

No decorrer da celebração, os peregrinos ficam em tendas construídas especialmente para o evento. A cidade só ganha vida nesta época do ano.

Durante as peregrinações não se deve usar mais nada além das vestimentas brancas próprias (ihram). Os pés devem permanecer descalços, devido à crença de que, durante a celebração todos os sinais de riqueza devem ser retirados do corpo, simbolizando que perante Deus todos são iguais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

Diário Mais

Wi-Fi está chegando ao fim e nova forma de se conectar a internet vem aí; conheça

Tecnologia ainda parece recente e moderna, mas já está com os dias contados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter