Cotidiano

Motoristas têm que desviar de buracos em via de Cubatão

Rua Olívia Jesus de Peralta, no Parque São Luis, se tornou um desafio para condutores de carros e caminhões. Prefeitura explicou que está realizando encontros com empresas do local

Publicado em 20/08/2015 às 11:38

Compartilhe:

Os carros e caminhões que precisam transitar pela Rua Olívia Jesus de Peralta, no Parque São Luis, em Cubatão, têm enfrentado problemas. A via está tomada por buracos e irregularidades, em ambos os sentidos.

A reportagem do Diário do Litoral foi ao local e conferiu a dificuldade dos veículos para desviar dos desníveis e ondulações. Por diversas vezes, a lataria dos carros batiam contra o terreno irregular.

Além disso, diversos caminhões estacionam na via, o que dificulta a passagem de outros carros. Sem ter como desviar, a única opção do motorista é passar pelos buracos em velocidade reduzida.

A rua tem placas que proíbem o estacionamento de caminhões, exceto os autorizados pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão, mas isso não impede que a via se torne ponto para diversos veículos pesados.

“Isso aqui é um absurdo! Tem que passar devagar para não deixar uma parte do carro aqui”, comentou um motorista enquanto passava por um trecho próximo ao cruzamento com a Rua Júlio Cunha.

Mas não são somente os veículos leves que sofrem com as más condições da rua. Os caminhões também enfrentam problemas. Segundo funcionários de empresas próximas, os caminhoneiros acabam tendo dificuldade para desviar e sair de buracos.

Folhagem  de improviso cobre bueiro destampado (Foto: Luiz Torrres/DL)

“Tira foto mesmo! O caminhão entra aí e fica!”, gritou um funcionário de uma transportadora.

Além das condições da via um bueiro, localizado no cruzamento com a Rua Dona Rosa Pereira Cunha, está sem a tampa. Pedaços de pau e restos de folhagem foram colocados no local para alertar motoristas.

Prefeitura quer solução conjunta

Questionada sobre a situação, a Prefeitura respondeu que os problemas na Rua Olívia de Jesus Peralta decorrem do intenso tráfego pesado no local, que concentra oficinas mecânicas de veículos de carga e até transportadoras. Os sistemas subterrâneos de drenagem, assim como a pavimentação, são antigos, época em que a área não possuía tráfego intenso e muito menos fluxo de veículos pesados.

De acordo com a Administração, as soluções definitivas para os problemas existentes passam pela reconstrução total do sistema de drenagem, recomposição de solo e nova pavimentação, o que envolve um projeto complexo, requer um alto volume de recursos e as obras não podem ser realizadas em curto prazo.

No entanto, a Prefeitura ressaltou que está promovendo reuniões com algumas empresas para solucionar problemas como esse. De acordo com o artigo 56 do Código de Posturas de Cubatão, para instalação de empreendimentos ou atividades que caracterizem polos geradores de tráfego e que provoquem outros problemas, será obrigatória a previsão da infraestrutura correspondente e medidas compensatórias, nos termos da legislação municipal.

Na última segunda-feira (17), o secretário de Obras de Cubatão, Antonio Domingos Carneiro, recebeu representantes de uma das empresas que atua naquela região. Os responsáveis pelo empreendimento pretendem firmar uma parceria para a recuperação daquelas vias. Um novo encontro está marcado para a próxima segunda-feira (24), onde serão apresentados os detalhes do projeto de manutenção daquela região.

Já sobre o bueiro, a Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos informou que encaminhará uma equipe hoje (20), ao local para colocar uma nova tampa.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Investigação sobre bets: Gusttavo Lima tem prisão decretada

A prisão acontece no âmbito da mesma operação que prendeu também a influenciadora e advogada Deolane Bezerra: a Integration

Diário Mais

Veja 5 passeios imperdíveis no Vale do Ribeira

A região é um destino que oferece uma combinação perfeita de aventura, cultura e natureza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter