Cotidiano

Motoristas não escapam: Estrada Velha de Piracicaba também terá pedágio

A SP-135 será contemplada com a instalação de dois pórticos de pedágio, o que elimina a possibilidade de evitar tarifas

Luna Almeida

Publicado em 21/03/2025 às 20:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As cobranças devem começar a partir de maio de 2027 / Divulgação

Continua depois da publicidade

A promessa de utilizar a Estrada Velha como rota alternativa para escapar dos futuros pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana, não vai se concretizar. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), conhecida como Estrada Velha de Tupi, também terá cobrança para motoristas, conforme o plano de concessão do Governo de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Importante rodovia pode ganhar nome de lenda da TV brasileira

• Rodovia de São Paulo tem acesso liberado e ajudará os condutores; entenda

• Rodovia que conecta o Brasil tem o combustível mais caro do país

Além de integrar o mesmo lote da Rota Mogiana que a SP-304, a SP-135 será contemplada com a instalação de dois pórticos de pedágio, o que elimina a possibilidade de evitar tarifas, mesmo utilizando essa via como desvio. 

As cobranças devem começar a partir de maio de 2027, com valores que variam de acordo com o ponto e o tipo de veículo.

Continua depois da publicidade

Confira onde estarão os pórticos e os valores

De acordo com o projeto estadual, um dos pórticos será instalado no km 2 da SP-135, em Santa Bárbara d’Oeste, cobrando R$ 1,26 de automóveis simples.

 O outro ficará no km 16, em Piracicaba, onde a tarifa será de R$ 2,06. Esses valores são baseados em uma tarifa quilométrica de R$ 0,1477 por quilômetro percorrido.

O pórtico de Santa Bárbara estará localizado próximo à ProtDesc, entre a região central e bairros como Vale das Cigarras e Cruzeiro do Sul. 

Continua depois da publicidade

Já em Piracicaba, a cobrança será feita na altura do bairro Conceição, abrangendo o trecho entre a região central da cidade e o distrito de Tupi.

O modelo adotado será o Sistema Automático Livre, conhecido como free flow, em que não há cabines de pedágio nem a necessidade de parar o veículo. A cobrança será feita automaticamente através de tags ou sistemas de pagamento por reconhecimento de placa.

Obras e melhorias previstas com a concessão

Atualmente, a SP-135 possui pista simples e não conta com acostamento. O plano de concessão inclui a implantação de terceira faixa e acostamento em toda a extensão da rodovia. 

Continua depois da publicidade

A previsão é que as obras custem R$ 125 milhões, sendo R$ 81 milhões destinados à terceira faixa e R$ 44 milhões ao acostamento.

As melhorias devem ocorrer no quarto e no quinto ano da concessão, dependendo do trecho. 

Após a execução das obras, haverá aumento nas tarifas, passando para R$ 1,32 em Santa Bárbara e R$ 2,16 em Piracicaba, sem considerar os reajustes anuais que serão aplicados conforme o IPCA.

Continua depois da publicidade

Sem rota de fuga para o motorista

A possibilidade de utilizar a Estrada Velha como alternativa à SP-304 foi levantada, mas as novas tarifas inviabilizam essa ideia. 

Ainda que a SP-135 esteja em boas condições de tráfego, a via é estreita e sinuosa, com curvas acentuadas e risco de acidentes, principalmente com o aumento do fluxo de veículos.

Com a cobrança em ambas as rodovias, motoristas que circulam entre Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba deverão se preparar para o pagamento dos pedágios em qualquer uma das rotas disponíveis.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software