Cotidiano

Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa vem para Santos em abril

A atividade fica em cartaz até o dia 6 de maio, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos, das 10h às 18h

Da Reportagem

Publicado em 20/03/2018 às 21:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa estará em Santos em abril / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A partir do dia 6 de abril, o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico) recebe a exposição gratuita itinerante Estação da Língua Portuguesa, que exibe acervos do Museu da Língua Portuguesa, instituição dedicada ao idioma (em reconstrução após incêndio).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade fica em cartaz até o dia 6 de maio, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos, das 10h às 18h (com entrada até 17h).

Continua depois da publicidade

Pela segunda vez em Santos, a mostra, aberta ao público, traz conteúdos inéditos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, que apresenta a linguagem como patrimônios imaterial, vivo e dinâmico.

Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes. Em As Origens, uma instalação cenográfica remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem. Versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes, iluminados com LED em um painel metálico, convidam o público a entrar na exposição.

Continua depois da publicidade

A viagem do idioma começa com um vídeo animação que mostra a formação da língua portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, que levaram o idioma para outras terras. Animação, narração e trilha sonora foram criadas especialmente para a mostra.

Reconstrução

Em 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa, na Capital paulista, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao País um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. O local foi atingido por incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A previsão de reabertura é 2019.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software