Continua depois da publicidade
Mesmo com a diminuição na intensidade da chuva nesta quarta-feira (24), os morros de Santos seguem em estado de atenção. O trabalho da Defesa Civil nesta véspera de Natal se concentra no monitoramento de escorregamentos ocorridos hoje e nos últimos dias, além do atendimento de novos chamados.
Desde as 16 horas de segunda-feira, já choveu 272,6 milímetros na Cidade. Santos entrou em atenção já na segunda-feira, quando o acumulado de chuvas das últimas 72 horas superou os 100 mm, conforme estabelece o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).
No dia de hoje, foram registrados escorregamentos de terra no Morro São Bento e Jabaquara. Não houve necessidade de remoção de moradores, mas essas áreas seguem em observação pela Defesa Civil, que faz o atendimento dos casos com a presença de um geólogo que avalia as condições locais.
Uma equipe da Administração Regional dos Morros, ligada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está retirando o entulho oriundo de uma queda de muro ocorrida ontem na Rua Santa Elisabete, no Morro São Bento, o que também provocou rompimento de tubulação de água, problema que será resolvido pela Sabesp. “É muito importante a limpeza de retirada do entulho para facilitar o escoamento da água e evitar novos escorregamentos”, destaca o Chefe da Defesa Civil, Daniel Onias Nossa.
Persiste ainda o monitoramento de uma rocha que rolou no morro da Caneleira na tarde de ontem. Já a família que precisou deixar ontem de manhã a sua casa na Rua F, no Morro do José Menino, segue na casa de parentes. Será necessária a construção de um muro de contenção para que possam retornar.
A previsão para hoje é a continuação de chuva fraca e no Dia de Natal, tempo nublado.
Interdições no Trânsito
No bairro José Menino, segue a interdição, exceto para acesso local, da Rua Newton Prado, que liga a orla à Praça Washington. Ontem (23), em frente ao número 60, a calçada cedeu devido a obras. Ainda no bairro, está interditada, em toda a sua extensão, a Rua Frederico Ozanã, onde apareceu um buraco ontem.
A Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre Avenida Martins Fontes e a Rua Bóris Kauffmann, está interditada devido aos alagamentos. Para acessar a Zona Noroeste, a CET orienta utilizar os morros e avenida da praia.
No Gonzaga, a Rua José Caballero na altura da esquina com a Rua Clay Presgrave do Amaral está parcialmente interditada pela CET. Apenas o acesso local é permitido.
Continua depois da publicidade
Na Praça Palmares, a área para a prática de skate teve a água drenada após a desobstrução do tubo de escoamento.
Continua depois da publicidade