Continua depois da publicidade
Os morros de Santos estão em estado de atenção desde as 21h do sábado (15), quando o nível pluviométrico atingiu o acumulado de 100mm, conforme determinado pelo PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil). De acordo com a DC (Defesa Civil), a mudança se deu em razão das fortes pancadas de chuva e do registro de ocorrências, todas controladas e atendidas pelos técnicos do órgão.
Segundo o coordenador da DC em Santos, Daniel Onias, foram registradas quedas de árvore na avenida Conselheiro Nébias, na altura do número 529 (Encruzilhada); na rua Vergueiro Steidel, 126 (Embaré) e na rua Cyro de Athayde Carneiro, 31 (Ponta da Praia). Houve também escorregamentos na rua A, casa 7, no Morro Nova Cintra; na rua tiro Naval 3200 (Monte Serrat) e na rua Um (Morro da Penha). Além de queda de muros no Morro do Marapé e na Vila Progresso. “Não há desabrigados e nenhum imóvel foi interditado”.
Continua depois da publicidade
A previsão da DC para os próximos dias é de que o tempo deve melhorar. “Os modelos meteorológicos indicam que a probabilidade de chuva é bem pequena”, explica Onias. Mas, a população deve ficar atenta e ao notar qualquer sinal de perigo entrar em contato com o órgão pelo telefone 199 (emergência) ou 3208-1000.
Cuidados
A DC alerta que trincas e rachaduras no solo ou nos pisos das casas; rebaixamento de terreno; inclinação de árvores, postes e muros; valas com águas mais barrentas do que o normal, além de estalos em paredões rochosos são os primeiros sinais de perigo.
Continua depois da publicidade