Ainda que o morro não exista mais, ainda é possível notar a presença de pedras remanescentes / Ary O. Céllio
Continua depois da publicidade
Não é segredo para ninguém que a cidade de Santos, localizada no litoral de São Paulo, tem muitas histórias dentro de seu próprio legado. Mas você sabia que o município tem um morro extinto em suas páginas?
Estamos falando do icônico Morro do Lima. Em suma, a estrutura natural ficava localizada no bairro Vila Mathias. A título de curiosidade, o local “comemora” seu aniversário nesta segunda-feira (14).
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar que a formação também era conhecida por outros dois nomes: Morro da Vigária e Morro do Café. De modo geral, ele se localizava entre as avenidas Bernardino de Campos e Pinheiro Machado, bem próximo ao Estádio Ulrico Mursa, casa da Portuguesa Santista.
Atualmente, no local, encontram-se a sede da Receita Federal e uma unidade de mercado, na divisa entre o Canal 1 e o Canal 2.
Continua depois da publicidade
Conheça a história do homem que se tornou eterno em nome de bairro.
No ponto em questão, ainda é possível notar a presença de pedras remanescentes do antigo morro. Elas foram vitais na elaboração e construção do Cais de Santos, no século XIX. Na segunda metade da década de 2000, as últimas estruturas foram retiradas.
Nem todas as histórias acerca do local são positivas ou com final feliz. O entorno do Morro do Lima é marcado pela morte de Mathias Alberto Casimiro da Costa, fundador do bairro.
Continua depois da publicidade
Em 8 de agosto de 1889, ele foi morto a tiros pelos irmãos Olívio e Antônio Lima. Apesar do atendimento médico precoce, Mathias faleceu horas depois.
O motivo da confusão com desfecho trágico foi uma disputa em relação à posse de terras. A família dos atiradores — que foram absolvidos pela Justiça — era a proprietária legal do morro.