Cotidiano

Morre Gilze Maria, presidente do Neo Mama Santos, vítima de Covid-19

Em 2007, Gilze introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, denominado Outubro Rosa

Da Reportagem

Publicado em 01/05/2021 às 18:26

Atualizado em 01/05/2021 às 18:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria da Costa Francisco, 60 anos. / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria da Costa Francisco, 60 anos, faleceu neste sábado (1º), em Santos, por complicações causadas pela covid-19. Enfermeira de formação, Gilze fundou a instituição que se tornou referência nacional na luta contra o câncer de mama e de assistência às pacientes da região. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Antes de criar o Neo Mama, há 20 anos, Gilze desenvolveu o site www.cancerdemama.com.br . Ela teve câncer de mama e percebeu que havia, à época, poucas informações na internet sobre a doença e resolveu ajudar outras mulheres. 

Continua depois da publicidade

Devido ao reconhecimento do seu trabalho à frente do instituto, foi selecionada pela entidade norte-americana ‘Susan G. Komen For The Cure’ a participar da ‘Global Initiative For Breast Cancer Awareness” (Iniciativa Global de Conscientização Sobre o Câncer de Mama), que visa minimizar o número de mortes pela doença.

PIONEIRA

Continua depois da publicidade

Em 2007, Gilze introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Na oportunidade, a Fortaleza da Barra, em Santos, foi o primeiro monumento a ser oficialmente iluminado em rosa. A ação se espalhou para outras localidades e, atualmente, é celebrado em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software